O governo de São Paulo está distribuindo mais de 474 mil doses da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e o laboratório britânico AstraZeneca, no Brasil sob responsabilidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para continuidade da campanha de imunização nas 645 cidades paulistas.
O 13º Departamento Regional de Saúde (DRS-XIII), que atende Ribeirão Preto e mais 25 cidades, receberá 16.500 doses. A região de Barretos (DRS-V) – vai ficar com 5.700 e a de Franca (DRS-VIII), com mais 7.000. A expectativa é que a Secretaria Municipal da Saúde ribeirão-pretana seja contemplada com um lote de oito mil a nove mil doses.
A região do DRS-XIII é formada por Ribeirão Preto, Altinópolis, Barrinha, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luís Antônio, Monte Alto, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana e Sertãozinho.
As novas remessas são para a imunização de idosos na faixa etária de 80 a 84 anos, público que passa a integrar a campanha na próxima segunda-feira, 1º de março, bem como à conclusão dos idosos com idade entre 85 e 89 anos. As doses saíram do Centro de Distribuição e Logística (CDL), na capital, rumo aos Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVEs).
A entrega para todos os locais será concluída até esta sexta-feira (26), por meio de uma logística intensa organizada e executada pela Secretaria de Estado da Saúde. Os municípios deverão retirar os respectivos quantitativos nos GVE de sua região. As prefeituras também são responsáveis por organizar o consumo de suas grades seguindo os critérios da campanha.
Devem ainda programar o abastecimento da rede para imunizar todas as pessoas que integram os públicos-alvo. A vacina da Fiocruz também requer aplicação de duas doses para que o esquema vacinal seja completo, com intervalo de doze semanas entre as doses, conforme consta em bula e indicado pelo PNI.
Agendamento
A imunização de idosos com idade entre 80 e 84 anos começa na segunda-feira em Ribeirão Preto para cerca de oito mil pessoas. O agendamento será aberto nesta sexta-feira (26) e deve ser feito exclusivamente no portal da prefeitura de Ribeirão Preto.
O link é www.ribeiraopreto.sp.gov.br/agendamento-vacinacao-covid/cadastro/prof-saude-autonomo2d. O sistema será o mesmo aplicado para os senhores e senhoras com 85 anos ou mais. Não houve fila e nem confusão na etapa que terminou segunda-freira (22).
A vacinação é voltada exclusivamente a domiciliados em Ribeirão Preto e será realizada na segunda e na terça-feira (2). O horário será das 8h30 às 14h30. Nesta fase, porém, vão atender as salas de vacina de 26 das 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s)
No local os idosos devem apresentar algum documento oficial com foto – Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros –, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O protocolo de agendamento será gerado após a finalização do processo.
Os idosos acamados desta faixa etária podem receber a vacina em sua própria casa, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Basta acessar o site da prefeitura e fazer o agendamento. O telefone é 3977-7111. As pessoas de 60 anos ou mais correspondem a 84,4% de todas as mortes por covid-19 no município.
Dentre os 5.265 idosos de 85 a 89 anos, 4.242 foram imunizados uma vez (80,6%) e 25 receberam a segunda dose (0,5%). Segundo a secretaria, de 3.770 senhores e senhoras com 90 anos ou mais, 2.659 já passaram pela primeira aplicação (70,5%) e 16, pela segunda (0,4%). A cobertura envolvendo os 1.550 idosos em instituições de longa permanência e acamados é de 100%. Além disso, 523 já receberam a segunda dose (33,7%).