Vinte e cinco cidades da região de Ribeirão Preto contabilizavam nesta sexta-feira, 17 de abril, 356 casos confirmados de coronavírus e 14 óbitos. As duas últimas mortes ocorreram em Barretos, de uma senhora de 80 anos, sem doença pré-existente e de um enfermeiro de 45 anos. Além dessas duas mortes, já foram registrados falecimentos em Ribeirão Preto (cinco), Jaboticabal (três), Franca (um), Monte Alto (um), Sertãozinho (um), e Cravinhos (um). Dentre as 14 vítimas, dez são homens (71,4%) e quatro, mulheres (28,6%).
A vítima mais jovem é um farmacêutico de 36 anos que faleceu no Hospital das Clínicas, em 26 de março, e a mais velha é uma mulher de 89 anos que morreu em 4 de abril, num hospital público da metrópole. Onze das 14 vítimas tinham comorbidades – fatores que podem provocar outra doença ou o agravamento do quadro quando da infecção pelo vírus. Ribeirão Preto é a cidade com mais casos confirmados de covid-19 na região: 197.
Depois aparecem Barretos (35), Sertãozinho (23), Jaboticabal (20), Bebedouro (13), Cravinhos (dez), Franca (dez), Monte Alto (nove), Jardinópolis (sete), Pontal (cinco), Orlândia (quatro), Batatais (três), Taiaçu (três), Serrana (três), Barrinha (dois), Brodowski (dois) e São Joaquim da Barra (dois). Na lista, com ao menos uma ocorrência estão Morro Agudo, Santo Antônio da Alegria, Taiúva, Terra Roxa, Igarapava, Guará, Dumont e Miguelópolis, que entrou ontem na relação.
A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio da Delegacia Seccional de Polícia de Franca, realizou uma campanha para arrecadação de alimentos para ajudar a população mais carente durante a pandemia. A ação solidária arrecadou 150 cestas básicas, 500 litros de leite, além de outros alimentos avulsos, que foram entregues ao Fundo Social de Solidariedade francano.
O alimentos arrecadados serão distribuídos para as famílias necessitadas, que já foram previamente cadastradas.