Vinte e quatro cidades da região de Ribeirão Preto contabilizam 337 casos confirmados de coronavírus e 14 óbitos. Uma senhora idosa de Barretos faleceu devido à covid-19. Um enfermeiro de 45 anos, que morreu na segunda-feira, 13 de abril, é a outra vítima da doença na cidade da Festa do Peão. Além dessas duas mortes, já foram registrados falecimentos em Ribeirão Preto (cinco), Jaboticabal (três), Franca (um), Monte Alto (um), Sertãozinho (um), e Cravinhos (um). Dentre as 14 vítimas, dez são homens (71,4%) e quatro, mulheres (28,6%).
A vítima mais jovem é um farmacêutico de 36 anos que faleceu no Hospital das Clínicas, em 26 de março, e a mais velha é uma mulher de 89 anos que morreu em 4 de abril, num hospital público da metrópole. Doze das 14 vítimas tinham comorbidades – fatores que podem provocar outra doença ou o agravamento do quadro quando da infecção pelo vírus. Ribeirão Preto é a cidade com mais casos confirmados de covid-19 na região: 191.
Depois aparecem Barretos (29), Jaboticabal (20), Sertãozinho (19), Bebedouro (onze), Cravinhos (dez), Franca (oito), Monte Alto (oito), Jardinópolis (sete), Pontal (cinco), Orlândia (quatro), Batatais (três), Taiaçu (três), Serrana (três), Barrinha (dois) e Brodowski (dois). Os municípios com ao menos uma ocorrência são Morro Agudo, Santo Antônio da Alegria, São Joaquim da Barra, Taiúva, Terra Roxa, Igarapava, Guará e Dumont.
A Coopercitrus, atenta a esse momento delicado devido à pandemia da covid-19, reforça sua política de responsabilidade social e fará a doação de 20 mil litros de álcool etílico 70%, para 14 prefeituras de São Paulo e Minas Gerais, além do Hospital do Amor de Barretos. O produto é um dos mais indicados para a higienização de ambientes hospitalares para conter a proliferação do coronavírus.
No Estado de São Paulo, serão contemplados os municípios de Barretos, Catanduva, Itápolis, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Novo Horizonte, São José do Rio Preto, Taquaritinga, Terra Roxa e Viradouro e, em Minas Gerais, Ituiutaba, Prata, Uberaba e Uberlândia. A doação será destinada às prefeituras municipais, que distribuirão o produto para hospitais, unidades de saúde e órgãos de atendimento à população. Nessa iniciativa, a cooperativa conta com a parceria da Jacto e a Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA).