Tribuna Ribeirão
Saúde

Região já atingiu 45 mortes por covid-19

AMANDA PEROBELLI/REUTERS

Quarenta e seis cidades da macrorregião de Ribeirão Preto têm 969 pessoas infectadas com o novo coronavírus, além de 45 mortes por covid-19. Já são 21 municípios com falecimen­tos em decorrência da doença. Muitos óbitos e parte dos casos confirmados ainda não cons­tam nos balanços do governo estadual e do Ministério da Saú­de. A divergência pode ocorrer pelo horário diferente de fecha­mento de cada boletim.

Entre terça (12) e esta quarta-feira, 13 de maio, mais três cidades anunciaram mor­tes por covid-19 na região. Anteontem, a prefeitura de Cajuru confirmou o óbito de mulher de 81 anos. A idosa tinha problemas cardíacos. A paciente foi internada no mu­nicípio em 23 de abril e pre­cisou ser transferida para um hospital particular de Ribei­rão Preto no dia 25. Já a pre­feitura de Orlândia confirmou a primeira morte provocada pela covid-19 ontem.

Um idoso de 67 anos esta­va internado desde o começo de abril em um hospital par­ticular de Sertãozinho. Ele havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC). A Secretaria da Saúde de Ri­beirão Preto confirmou o falecimento de uma mulher de 76 anos. Ela tinha diabe­tes mellitus e doença cardio­vascular crônica. Na edição desta quarta-feira, o Tribuna incluiu entre as vítimas fatais, equivocadamente, três casos confirmados em Guaíra, mas que não levaram os pacientes a óbito. A taxa de letalidade na região é de 4,6%.

As mortes ocorreram em Ribeirão Preto (onze), Jabo­ticabal (cinco), Barretos (cin­co), Serrana (quatro), Franca (três), Sertãozinho (duas), Barrinha (uma), Batatais (uma), Cajuru (uma), Jardinó­polis (uma), Cravinhos (uma), Pirangi (uma), Monte Alto (uma), Pontal (uma), Guará (uma), Orlândia (uma) Pi­tangueiras (uma), Pradópolis (uma), Santo Antônio da Ale­gria (uma), Jaborandi (uma) e Viradouro (uma).

Dentre as 45 vítimas fatais, 26 são homens (57,7%) e 19, mulheres (42,3%). Vinte e oito pessoas que faleceram tinha entre 60 e 89 anos (62,22%), 15 entre 30 e 57 anos (33,33%) e duas não tiveram a idade divul­gada (4,45%), uma de Pirangi e outra de Batatais. A metró­pole é a cidade com mais casos confirmados de covid-19 na região: 431 – o equivalente a 44,5% do total.

Depois aparecem Barretos (128), Franca (69), Sertãozinho (39), Serrana (31), Bebedouro (34), Jaboticabal (28), Morro Agudo (21), Monte Alto (20), Jardinópolis (19), Cravinhos (15), Barrinha (doze), Ipuã (doze), Pontal (onze), Bro­dowski (dez), Jaborandi (nove), Monte Azul Paulista (nove), São Joaquim da Barra (oito), Guariba (cinco), Orlândia (cin­co), Taiaçu (quatro), Cajuru (quatro) e Colina (quatro)

Em seguida estão Patrocínio Paulista (três), Dobrada (três), Miguelópolis (três), Batatais (três), Pirangi (três), Igarapava (três), Guaíra (três), Santa Cruz da Esperança (dois), Ituverava (dois), Viradouro (dois), Terra Roxa (dois). Na lista, com ao menos uma ocorrência estão Altinópolis, Pradópolis, Du­mont, Fernando Prestes, Gua­rá, Pitangueiras, Pedregulho, Santo Antônio da Alegria, Ser­ra Azul, Taiúva, Taquaritinga e Vista Alegre do Alto.

Segundo o Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi-SP) do governo de São Paulo, que acompanha 104 municípios com mais de 70 mil habitantes, a taxa de iso­lamento social em Ribeirão Preto, na terça-feira (12), foi de 39%, umas das mais bai­xas do estado, que registrou média de 47%. O Simi-SP faz o levantamento em mais cin­co cidades da região: Barre­tos (43%), Bebedouro (53%), Franca (44%), Jaboticabal (43%) e Sertãozinho (47%). O deial, seguindo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é de 70%, e o aceitável de 50%.

Postagens relacionadas

RP ultrapassa 1.950 mortes por covid

Redação 1

Hospital de RP realiza novo procedimento para retirada de tumores do trato digestivo

William Teodoro

Brasil registra mais de 31,1 mil mortes

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com