A Entrevias Concessionária de Rodovias é responsável pela manutenção e operação de 34 radares fixos em todo o sistema viário sob a sua concessão. São 570 quilômetros de rodovias entre Marília e Florínea (divisa com o Paraná- trecho Sul) e de Bebedouro a Ribeirão Preto e Igarapava (trecho Norte). A instalação e manutenção operacional dos equipamentos constam no contrato assinado por meio do Programa de Concessão de Rodovias, submetido à fiscalização da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp). Na malha rodoviária da região de Ribeirão Preto há doze radares que foram mantidos da antiga concessionária. Cinco aparelhos estão na SP-330 (Rodovia Anhanguera), seis na SP-322, do quilômetro 310 até o 337 (Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira e Attílio Balbo) e um radar na SPA 325/322 (avenida Bandeirantes). Porém, a concessionária prevê a implantação de 30 novos equipamentos para controle de velocidade que deverão substituir os doze atuais. Foram enviados estudos técnicos para avaliação da Artesp, e só após aprovação os equipamentos deverão ser implantados. As concessionárias de rodovias não têm poder de polícia, de fiscalizar e tampouco de aplicar multas. Os pontos onde são instalados radares e a gestão dos dados e de multas são atribuições do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes. Os motoristas devem observar as velocidades indicadas nas sinalizações existentes, que variam de acordo com o tipo de veículo e localização. Todos os pontos de radares estão devidamente sinalizados com placas instaladas em distâncias que seguem resoluções de trânsito. Muito antes da implantação de radares, medida que só ocorre após aprovação da Artesp, a concessionária realiza diferentes estudos a fim de mapear os pontos das rodovias com maior incidência de acidentes e a média de velocidade registrada nesses locais. O gestor de segurança viária, Fábio Ortega, reforça que o controle de velocidade é um item essencial na prevenção de acidentes. “A implantação desses equipamentos é uma iniciativa importante para reduzir os acidentes e, consequentemente, preservar vidas. Soma-se a outras medidas que a empresa desenvolve, com foco na conscientização e educação no trânsito”, afirma. Os radares de velocidade são câmeras instaladas em postes que têm, em média, três metros de altura. “Os motoristas não devem confundir os radares de velocidade com os postes do sistema Wi-fi, que têm 15 metros de altura e possuem placas solares no topo do poste”, explica Ortega. A instalação do sistema está em execução, conforme previsto no contrato de concessão. Estão previstos mais de 500 pontos/postes de acesso que permitirão o contato direto por meio de aplicativo para dispositivos móveis, entre usuários de rodovias e o Centro de Controle Operacional (CCO). Essa conexão permitirá aos usuários realizar solicitações de emergência e receber informações sobre o tráfego e obras.