A região de Ribeirão Preto registrou queda de 9% no número de mortes no trânsito nos quatro primeiros meses de 2021, quando comparados com o mesmo período do ano passado, de acordo com os dados do Infosiga SP, sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa “Respeito à Vida” e Detran.SP.
No primeiro quadrimestre deste ano, foram contabilizados 52 óbitos por acidentes de trânsito, contra 57 entre janeiro e abril do ano passado. Com relação aos acidentes com vítimas, houve um aumento de 11%, passando de 1.747 casos, em 2020, para 1.938, em 2021.
Outros dados disponibilizados pelo Infosiga SP mostram que também houve redução nos índices de fatalidades envolvendo ciclistas e motociclistas. Contudo, em relação aos ocupantes de automóveis e aos pedestres, os números se mantiveram os mesmos.
Neste período, em todo o Estado de São Paulo, a maior redução nas fatalidades foi referente aos acidentes envolvendo ciclistas, que caíram 22,5%, de 138, em 2020, para 107, em 2021. Também se verificou uma queda significativa de 18% nos óbitos de pedestres, que passaram de 378, no ano passado, para 310, em 2021.
As ocorrências com ocupantes de motocicletas se mantiveram estáveis (568 em ambos os períodos) e as que abrangem passageiros de automóveis aumentaram 5,7%, de 336 em 2020 para 356 em 2021.
Para manter esses índices em queda, o programa “Respeito à Vida” tem atuado como articulador de ações. Este também mobiliza a sociedade civil por meio de parcerias com empresas e associações do setor privado, além de entidades do terceiro setor. Em outra frente, promove convênios com municípios para a realização de intervenções de engenharia e ações de educação e fiscalização.
Ainda em relação a essa redução, o Detran.SP informou que têm sido adotadas medidas para reduzir a mortalidade relacionada às rodovias do Estado de São Paulo. Entre elas, podem ser destacadas a velocidade no atendimento, a iluminação em trechos urbanos e o uso de cinto de segurança no banco traseiro.