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Região de Ribeirão registra queda no número de mortes no trânsito

JF PIMENTA

A região de Ribeirão Pre­to registrou queda de 9% no número de mortes no trânsito nos quatro primeiros meses de 2021, quando comparados com o mesmo período do ano passado, de acordo com os da­dos do Infosiga SP, sistema do Governo do Estado gerencia­do pelo programa “Respeito à Vida” e Detran.SP.

No primeiro quadrimestre deste ano, foram contabiliza­dos 52 óbitos por acidentes de trânsito, contra 57 entre janei­ro e abril do ano passado. Com relação aos acidentes com ví­timas, houve um aumento de 11%, passando de 1.747 casos, em 2020, para 1.938, em 2021.

Outros dados disponibili­zados pelo Infosiga SP mos­tram que também houve redu­ção nos índices de fatalidades envolvendo ciclistas e moto­ciclistas. Contudo, em relação aos ocupantes de automóveis e aos pedestres, os números se mantiveram os mesmos.

Neste período, em todo o Estado de São Paulo, a maior redução nas fatalidades foi re­ferente aos acidentes envolven­do ciclistas, que caíram 22,5%, de 138, em 2020, para 107, em 2021. Também se verificou uma queda significativa de 18% nos óbitos de pedestres, que passaram de 378, no ano passado, para 310, em 2021.

As ocorrências com ocupan­tes de motocicletas se mantive­ram estáveis (568 em ambos os períodos) e as que abrangem passageiros de automóveis au­mentaram 5,7%, de 336 em 2020 para 356 em 2021.

Para manter esses índi­ces em queda, o programa “Respeito à Vida” tem atuado como articulador de ações. Este também mobiliza a so­ciedade civil por meio de par­cerias com empresas e asso­ciações do setor privado, além de entidades do terceiro se­tor. Em outra frente, promo­ve convênios com municípios para a realização de interven­ções de engenharia e ações de educação e fiscalização.

Ainda em relação a essa re­dução, o Detran.SP informou que têm sido adotadas medi­das para reduzir a mortalidade relacionada às rodovias do Es­tado de São Paulo. Entre elas, podem ser destacadas a velo­cidade no atendimento, a ilu­minação em trechos urbanos e o uso de cinto de segurança no banco traseiro.

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