Licitação foi homologada essa semana; prazo para execução do projeto é de seis meses
A ponte sobre o Rio Pardo, localizada na Vicinal Arlindo Vicentini que liga Altinópolis a Serrana, já tem data para começar a ser reformada. A licitação foi homologada e as obras devem ser iniciadas no próximo dia 25 de abril.
Inicialmente, o prazo para finalização da reforma é de seis meses. Neste período, o tráfego de veículos de qualquer porte está proibido. A empresa G20 Gerenciamento de Obras será a responsável pelo serviço.
Em nota, o poder executivo do Município de Altinópolis sugere que os motoristas que trafegam pelo local busquem rotas alternativas elas cidades de Batatais e Cajuru.
A ponte já estava interditada desde julho de 2021 para o tráfego de veículos pesados. A decisão pela proibição foi definida após o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) apontar riscos de colapso estrutural no local.
Em fevereiro do ano passado a ponte passou por uma vistoria que identificou os problemas. Com quase 70 anos, o local foi construído para suportar veículos com peso entre 7 e 10 toneladas. Entretanto, é comum o tráfego de caminhões com peso superior a 100 toneladas.
Além da reforma, outro fato importante pode resolver o tráfego de veículos pelo local. Em fevereiro de 2022, o prefeito da cidade de Altinópolis, José Roberto Ferracin Marques (PSD), teve uma audiência com o superintendente do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) para tratar da construção de um anel viário com o objetivo de ligar a Rodovia Altino Arantes à estrada vicinal Arlindo Vicentini.
Caso aprovado, o projeto pode transformar a vida de quem trafega pelo local. A ideia é que o fluxo de carros e veículos de carga, que escoam grande parte da produção agrícola, que é um dos principais pilares financeiros da região, seja facilitado.