Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Reeleição de Paulo Modas teve a marca da superação 

Atropelado em plena campanha eleitoral, no dia 2 de setembro, Paulo Modas ficou dezessete dias internado (Alfredo Risk)

Reeleito para seu quarto mandato parlamentar, o vereador Paulo Modas (PSD) tem motivos de sobra para comemorar sua reeleição nas eleições municipais do ano passado, quando obteve 5.051 votos, mais que o dobro da votação que recebeu em 2020 (quando obteve 2.464 votos). 

Atropelado em plena campanha eleitoral, no dia 2 de setembro, quando atravessava a Rua Coronel Américo Batista, no bairro José Sampaio, zona Norte da cidade, Paulo Modas ficou dezessete dias internado. Foi submetido a duas cirurgias. Uma por traumatismo crânio encefálico e outro procedimento na aorta que estava com uma fissura. Pela gravidade do seu estado de saúde, nos meios políticos especulou-se que era “carta fora do baralho” naquela eleição. 

“Foi por Deus mesmo, as inúmeras correntes de orações diárias que recebi e pelos anjos da guarda que me atenderam na unidade de emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, que estou bem”, afirma. 

. 

Tribuna Ribeirão – Durante a campanha eleitoral o senhor foi atropelado e acabou ficando internado por mais de 15 dias além de passar por cirurgias. Mesmo assim mais que dobrou sua votação em relação a sua reeleição de 2020. Foi uma campanha difícil? 

Paulo Modas – Sim, foi um período muito difícil, de muitas especulações, informações desencontradas e muitas com um certo nível de maldade horroroso. Esse cenário não desejo para ninguém. Fui submetido a duas cirurgias, uma por traumatismo crânio encefálico, e logo após essa cirurgia foi necessário fazer outro procedimento na veia aorta que estava com uma fissura, tipo um rasgo, onde foi detectado um sangramento com sério risco de morte.  

Feito esses procedimentos, fui submetido a um acompanhamento diário, com muita dedicação dos profissionais que estavam envolvidos no trabalho da equipe médica hospitalar, e o que pude perceber que não mediam esforços e cuidados para meu restabelecimento. Então foram duas situações, foi por Deus mesmo, e as inúmeras correntes de orações diárias que recebi. Graças a Deus tive a oportunidade de retornar, ainda na época da campanha e agradecer todos, indistintamente pelo tratamento humano que recebi no HC-UE.  

 

Tribuna Ribeirão – O senhor ficou com alguma sequela? 

Paulo Modas – Absolutamente nenhuma. Estou seguindo a minha rotina diária. Tudo o que eu fazia antes do acidente continuo fazendo normalmente. Estou me sentindo muito, muito bem. Mas sigo fazendo acompanhamentos com algumas especialidades, o que inclui, mais exercícios físicos, uma alimentação mais saudável, despertando uma forma mais consciente e ativa da minha vida. Afinal, estou com 63 anos e preciso me cuidar cada dia melhor, porque quero viver muitos e muitos anos e estar pronto para auxiliar nas questões da organização administrativa e territorial da nossa cidade.    

 

Tribuna Ribeirão – O senhor foi um dos cinco vereadores mais votados nas eleições municipais do ano passado. A que atribui sua votação? 

Paulo Modas – Costumo dizer que a força do voto, da manifestação do exercício da cidadania está em muitos domicílios, mesmo não tendo sido atingidos pelas pesquisas de opinião contratadas. Uma eleição é sempre diferente da anterior, ainda mais quando vivemos com vários instrumentos disponíveis (redes sociais, app´s), para divulgar o trabalho, o pensamento, opinião, a bandeira de cada candidato e isso acaba pulverizando e dando maior publicidade e propaganda a cada um. Seja favorável, seja contrariamente a alguma ação de governo, alguma situação que envolva questões do estado. Hoje em dia, ainda temos a figura das candidaturas dos coletivos populares, uma configuração que está se tornando mais comum nas eleições. 

Acredito que por estar iniciando o quarto mandato de forma consecutiva, foi possível ter um reconhecimento da população de Ribeirão Preto em relação ao meu trabalho, que já realizo ao longo desses doze anos. Os moradores também trazem as informações e aí, o que precisamos fazer é aprofundar as situações, as queixas recorrentes da inexecução de serviços públicos e também com diversas sugestões pontuais ao Poder Executivo para as correções necessárias. 

É o trabalho de estar, dia a dia percorrendo os bairros de nossa cidade que aperfeiçoa a relação vereador-cidadão. Também participo ativamente de um consagrado projeto social de atendimento à pessoa com deficiência e idosos em situação de isolamento social 

 

Tribuna Ribeirão – Em que áreas o senhor pretende centrar seu novo mandato parlamentar? 

Paulo Modas – Atualmente participo de algumas Comissões Permanentes da Câmara Municipal: Pessoa com Deficiência, Direitos Humanos e Igualdade Racial, onde sou presidente e tenho um trabalho muito presente nas questões da pessoa com deficiência no Município. 

É uma comissão que está no meu dia a dia em razão do trabalho social que participo há quase duas décadas. Temos um longo trabalho pela frente, onde ainda encontramos muitos preconceitos e, precisamos urgentemente romper com essas estruturas ultrapassadas e desenhar um novo pensamento;  

Também faço parte da Comissão de Educação, onde acompanhamos e monitoramos a qualidade do ensino para que Ribeirão possa aumentar os índices no IDEB. Além de acompanhar as demandas na execução da falta de vaga e profissionais para a educação especial, que atualmente deixam a desejar.  

Na comissão de Defesa e Direitos do Animais, fazemos o acompanhamento da saúde e vida do animal. Propus o Censo Pet, conforme a lei 14.970/2024, um sistema de monitoramento que envolve categorizar por áreas as etapas e histórico do animal, por exemplo, castração, abandono, óbitos etc.  

Na Comissão do Microempreendedor, queremos estruturar o setor que só cresce em nosso Município, atualmente são 56.844 Microempreendedores atuando em nossa cidade. Precisamos estruturar e dando condições de um maior desenvolvimento do setor.  

No Meio Ambiente queremos dar possibilidade de implantação do sistema Agroflorestal em áreas públicas. Já desenvolvi um projeto de lei nº 169/2023, que atualmente tramita na Câmara; estudos para implantação do programa de hortas comunitárias, farmácias fitoterápicas, homeopáticas, porque permite que você possa executar o plantio de ervas, plantas medicinais, fomentando o programa de práticas integrativas no município. 

Por fim na Habitação, nossa cidade ainda possui um déficit habitacional muito grande e um dos grandes desafios e tornar a nossa querida Cohab novamente um agente construtor para que avance na diminuição desse déficit.  

 

Tribuna Ribeirão – Quais suas expectativas em relação ao governo do prefeito Ricardo Silva?  

Paulo Modas – Muitas e as melhores possíveis. No que depender de mim, estaremos transformando Ribeirão em uma cidade mais humana e inclusiva. O prefeito Ricardo Silva é um grande homem, querido e histórico amigo. Atuamos juntos na Câmara no meu primeiro mandato, (2013-2016), ambos éramos iniciantes na função de legislador, e nesse período, conseguimos realizar um grande trabalho em prol da população trazendo várias repercussões positivas.  

Foram anos de muitos embates, ocasião que muitos veículos de comunicação cobriam quase que diariamente nossas ações. Combatemos a falta de fiscalização com uma atuação bastante enérgica em relação aos gestores da época. Muitas dessas ações resultaram diversas representações junto ao Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público entre outras, e que puderam ser constatadas com os resultados divulgados por vocês e em nossas redes sociais. 

 

Tribuna Ribeirão – Em sua opinião quais são os principais problemas da cidade? 

Paulo Modas – Vários. Na Segurança Pública, que tem deficiência da iluminação pública, houve aumento nos casos de furto de fios e cabos dos postes, fios e cabos dos semáforos, furtos de peças de metal, bronze das bocas de lobos, bueiros. Foi feito um leilão transferindo a gestão da iluminação pública. Aí a empresa se consagra vencedora e não executa os serviços conforme estabelecidos no contrato no cronograma?  Isso não pode mais acontecer. Quem paga é justamente a população e isso precisa ser corrigido o mais rápido possível. São milhares de queixas de demora no atendimento de uma simples troca de lâmpada. 

Na drenagem, falta de investimento em drenagem urbana (macro). Na Lei Orçamentária Anual, por exemplo, havia a previsão de apenas R$ 10 mil reais para este ano, algo de fazer cair o queixo. Apresentei uma emenda tentando corrigir e alterar o valor para R$10 milhões de reais para essa finalidade, mas ela acabou sendo vetada pelo então prefeito. 

Essa falta de investimentos e de previsão orçamentária é o que tem ocasionado alagamentos em diversos locais, ainda mais por ineficiência na execução de algumas obras que tinham a finalidade de adequar locais de forma a solucionar esse grave problema da cidade. 

Na saúde existe longas filas e muita demora em procedimentos da área da saúde. Municipal. Como pode um ultrassom transvaginal demorar mais de 23 meses? As consultas com especialidades, os casos novos com muito demora para chamar, grande diminuição de especialistas ocasionando a falta desses profissionais em razão de aposentadorias ou até mesmo pedidos de exoneração por conta da remuneração maior na iniciativa privada. 

No Planejamento e Meio ambiente, muitos procedimentos que estão tramitando dependem de aprovação, análise dos técnicos, como por exemplo, projetos de construção, certidões, extrações de árvores, autorizações de funcionamento, procedimentos muito demorados. 

 O que percebemos é que as secretarias não dialogam, temos dentro de um mesmo complexo várias secretarias, mas não há uma comunicação efetiva, eficiente, o que tem tornado as coisas mais burocráticas.  

 

Tribuna Ribeirão – No Orçamento da prefeitura aprovado para este ano, o senhor propôs e conseguiu aprovar uma emenda que cria uma secretaria municipal para atender e criar políticas para as pessoas deficientes. Como surgiu esta ideia? 

Paulo Modas – Essa é uma pauta antiga minha. Estou tentando há bastante tempo, já visitei secretarias municipais de algumas cidades, também a secretaria estadual, a senadora Mara Gabrilli, o que me motivou a continuar nessa tentativa de termos uma secretaria que seja meio para a realização de um diálogo construtivo com outras secretarias e entenda a real dificuldade e necessidade que essa população requer.  

A emenda que apresentei possibilita a criação, prevê que seja remanejada recursos de contingência, não fazendo qualquer ato de ingerência e gestão na escolha de estrutura que o prefeito e sua equipe configurarem para o funcionamento. Assim, esta secretaria saindo do papel, Ribeirão com certeza se tornará mais inclusiva e acessível.  

 

Tribuna Ribeirão – O senhor é autor da lei que obriga os caixas eletrônicos terem seguranças. Como está a implantação da lei? 

Paulo Modas – No último dia 24 de janeiro, foi publicado o Decreto nº 14, em que o Prefeito Ricardo Silva reconhece a vigência da lei nº 14.661/2022 que trata da obrigatoriedade de profissionais de vigilância junto aos terminais de autoatendimento – caixas eletrônicos, nas agências bancárias.  

Acontece que para uma melhor atuação da própria fiscalização dos bancos, em relação a execução e cumprimento dos dispositivos legais por parte da Prefeitura aguardamos um novo decreto que regulamente essas atribuições.  

Quem ganha com essa lei é a população que terá mais segurança para realizar suas operações nos autoatendimentos e o Município que gerará mais oportunidades de empregos para esses profissionais que são essenciais para a garantia da segurança e patrimônio das pessoas.  

 

Tribuna Ribeirão – O que o seu eleitor e a população podem esperar do vereador Paulo Modas neste mandato? 

Paulo Modas – Que o vereador Paulo Modas, está cada dia melhor, com mais vigor e uma vontade de trabalhar diariamente para que Ribeirão se transforme em uma cidade melhor, mais acessível, inclusiva, com menos preconceito, conforme compromisso do Prefeito Ricardo Silva, onde eu sendo do mesmo partido, PSD, temos uma função preponderante de redobrar as forças e entregar para nossa população muita eficiência na execução dos serviços públicos pela confiança recebida até agora. Por uma Ribeirão mais inclusiva e acessível.  

Postagens relacionadas

Mancha Verde é a vencedora do carnaval de SP

William Teodoro

Governo anuncia redução do mínimo em R$ 4

William Teodoro

Matheus Coelho vota no Jardim Botânico

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade