Das 31 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Ribeirão Preto, 25 já têm novas salas de informática. Outras cinco estão em fase de instalação dos computadores e apenas a Emef Domingos Angerami não terá, neste momento, uma nova ala com computadores, segundo a Secretaria Municipal de Educação.
Em 2019, quando a antiga unidade da escola foi interditada pela Justiça de Ribeirão Preto por problemas estruturais, a Domingos Angerami foi transferida provisoriamente para um antigo prédio do Sesi, localizado no bairro Campos Elíseos. Atende alunos do Complexo Ribeirão Verde.
Trata-se de um conjunto de oito bairros da Zona Leste da cidade. Atualmente a prefeitura está construindo uma nova escola naquela região, que deverá ser inaugurada ainda este ano, com sala de informática. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, foram adquiridos 1.500 aparelhos e mais mil estão em processo de compra.
Os laboratórios de informática têm entre 31 e 36 computadores, de acordo com a quantidade de alunos por sala. As áreas administrativas das escolas também estão recebendo aparelhos novos. Estamos reestruturando os antigos laboratórios das escolas de ensino fundamental. Agora, as salas de informática possuem um computador por aluno”, pontua o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel.
Foram investidos R$ 6.854.850 na compra dos 1.500 computadores. O ano letivo começou no dia 3 de fevereiro para 47.909 alunos matriculados nas 134 escolas da rede pública de Ribeirão Preto. São 112 da rede municipal e 22 conveniadas, com 22.848 estudantes na educação infantil, 23.296 no ensino fundamental, 958 na educação especial e 807 alunos do projeto Educação de Jovens e Adutos (EJA), totalizando 47.909 matriculados este ano.