O ano letivo na rede pública de ensino de Ribeirão Preto terá início a partir desta terça-feira, 5 fevereiro, segundo o calendário da Secretaria Municipal da Educação (SME). De acordo com a pasta, são cerca de 44.222 alunos – 22.110 da educação infantil e mais 22.112 do ensino fundamental, além de aproximadamente 3.200 professores – em 109 unidades. A atribuição de aulas foi finalizada em dezembro.
A rede municipal de Educação é formada por 34 Centros de Educação Infantil (CEIs), 41 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), 26 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), três Centros Educacionais Municipais de Educação Integral (Cemeis), duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Ensino Médio (Emefems), um Centro de Educação Especial e Ensino Fundamental (CEEEF), uma Escola Municipal de Ensino Profissional Básico (EMEPB), Educação de Jovens e Adultos (EJA, salas espalhadas por várias unidades), além das 20 escolas conveniadas. São mais de 45 mil estudantes.
Uniforme
No ano passado, a prefeitura de Ribeirão Preto finalizou o pregão eletrônico para a compra de camisetas escolares da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2019. A Minas Comércio de Artigos Promocionais LMTD EPP. Venceu o certame com o valor de R$ 1,034 milhão, correspondendo a R$ 5,17 por unidade – são 200 mil no total para atender os mais de 44 mil alunos da rede municipal de ensino.
Governo contrata 3,2 mil professores
O governador João Doria (PSDB) autorizou, no sábado, 2 de fevereiro, a convocação de 3.230 professores para a rede estadual de ensino. Destes, 1.023 são de vagas remanescentes. Eles foram aprovados no último concurso público da categoria, homologado em 2015, e vão atuar em classes de 1º ao 5º ano em unidades de Ribeirão Preto, da capital, Campinas, Carapicuíba, Guarulhos, Mauá e São José dos Campos.
Eles vão preencher vagas da categoria Professor de Educação Básica (PEB) I. “Este é o lançamento do Programa Pró Professores. A educação começa com bons professores, preparados, orientados, atualizados e, sobretudo, motivados para oferecem para as nossas crianças e os nossos adolescentes condições adequadas de ensino”, disse Doria. O anúncio foi feito após a reunião de secretariado realizada no Palácio dos Bandeirantes.
Cada estudante terá direito a quatro camisetas. Os produtos já foram entregues nas 109 escolas, que agora fazem ajustes quanto à numeração específica de acordo com os alunos. A previsão é que a entrega aos estudantes seja finalizada nas primeiras semanas de aula, conforme organização de cada unidade.