Desde o início de 2022, a prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria da Educação, está investindo fortemente na educação do município. Após um ano e oito meses sem aulas presenciais, o foco da pasta é recuperar a aprendizagem dos estudantes e os resultados já começaram a aparecer.
A avaliação de fluência leitora, que ocorreu em todas as escolas da rede pública do estado de São Paulo, aponta que 48% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental da rede municipal são leitores, e 52%, pré-leitores. O resultado no município está acima da média estadual, que na avaliação alcançou 41%.
As avaliações ocorreram em mais de 100 turmas, totalizando 2.600 estudantes somente das salas de 2º ano do ensino fundamental da rede municipal, 92% do total de alunos desta série. A ação foi solicitada pelo governo de São Paulo aos municípios paulistas como forma de mensurar a fluência na leitura e alfabetização dos estudantes.
As provas foram realizadas pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/ UFJF). “A rede municipal de Ribeirão Preto participou pela 1ª vez desta avaliação, que é inovadora, com metodologia diferenciada, pois utiliza um aplicativo/software que capta a voz do estudante e envia os dados para o CAEd”, diz o secretário da educação, Felipe Elias Miguel.
“A Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto realizou capacitação profissional presencial de mais de 80 docentes da rede e alguns coordenadores pedagógicos para que se instrumentalizassem no uso do aplicativo”, explica.
“O principal objetivo desta avaliação foi mensurar a fluência na leitura destes alunos, que estão em processo de alfabetização, e os resultados mostram que estamos no caminho certo”, completa o secretário. A avaliação ocorreu de forma presencial com o objetivo de analisar o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos.
Durante o processo, os professores gravaram a leitura no celular, pelo aplicativo exclusivo do CAEd, que também disponibilizou os cadernos de provas para impressão na plataforma online. Depois, os áudios foram avaliados para que houvesse um diagnóstico preciso sobre o perfil leitor dos estudantes.
A atividade prática permitiu avaliar a capacidade dos estudantes de ler palavras, pseudopalavras e textos adequados à etapa escolar correspondente, levando em consideração sua habilidade, fluidez e ritmo de leitura. Para a análise do desempenho em leitura do estudante, foram considerados três critérios.
São eles precisão, que é a capacidade de ler corretamente as palavras escritas; velocidade ou automaticidade, que diz respeito à realização de uma leitura fluida, sem grandes pausas e dificuldades; e prosódia, que aponta para o uso correto dos aspectos tônicos e rítmicos do discurso, como a pausa na vírgula e a entoação interrogativa em uma pergunta.
Dados da Avaliação de Fluência Leitora
Rede municipal de ensino de RP
– 92% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental avaliados
– 8% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental não avaliados
– Índice de leitura no 2º ano
Pré-leitor: 52%
Leitor: 48%
– Índice de participação dos estudantes
Pré-leitor – 1.274 estudantes: 52%
Leitor iniciante – 966 estudantes: 40%
Leitor fluente – 196 estudantes: 8%
Rede estadual de RP
– 88% dos alunos do 2º ano avaliados
– 12% dos alunos não foram avaliados
– Índice de leitura no 2º ano
Pré-leitor: 58%
Leitor: 41%
– Índice de participação dos estudantes
Pré-leitor – 1.786 alunos: 58%
Leitor iniciante – 994 alunos: 32%
Leitor fluente – 287 alunos: 9%