Sérgio Roxo da Fonseca *
roxodafonseca@gmail.com
Taís Roxo da Fonseca **
taisroxofonseca@gmail.com
A Segunda Grande Guerra não foi a segunda e muito menos a terceira porque foi múltipla e coberta por vários tempos. È necessário vê-la por vários ângulos e finalizada com muitos cortes. Os alemães invadiram a Rússia. A Itália lutou contra o Brasil e os EEUU que também lutou contra o Japão. Contudo, todos eles conviveram em paz na terra brasileira.
São Sebastião de Ribeirão Preto até então era a terceira cidade do Estado de São Paulo, pois era munida de um comércio tão gigante que se apresentava para o consumo interno e externo do Brasil.
A comunidade era dotada de três grandes indústrias produtoras de cervejas, curiosamente, pelo menos duas, dotadas de sereias que marcavam o dia e a tarde dos seus habitantes. Todas elas desapareceram e com elas, Ribeirão Preto deixou de ser uma das três principais cidades paulistas.
Como também sumiram as empresas produtoras do café moído, entre os quais, chamava a atenção o Café Biagini.
Os automóveis eram raros. No entanto, na Praça XV ficavam estacionadas as “charretes pretas”, puxadas por um único cavalo, que levavam os interessados para passear nos domingos. Mas também para visitar o longínquo cemitério, especialmente nos dias de finado. Eram raros os automóveis. Mas era patente o crescimento urbano.
Um prefeito municipal, tristemente, proibiu o uso das charretes, classificando a sua presença como instrumento de cidades muito atrasadas, tal como seu juízo julgava as denominadas Nova York e Viena.
O automóvel era pouquíssimo usado, assim os carregamentos de mercadorias eram transportados pelos “carroceiros’, estacionados na Praça Tiradentes”. As carroças eram movimentadas por cavalos barulhentos.
A cidade terminava no Colégio Marista que trancava a Rua Florêncio de Abreu. Eram pouquíssimas as residências atrás do colégio, até quando então a Prefeitura inaugurou a Avenida Nove de Julho.
A Avenida Nove de Julho surgiu numa cerimônia de instalação dos “Jogos Abertos do Interior”. Os Atletas marcharam sobre ela, entre os quais o “Chicão”, o doutor Francisco de Assis Moura, delegado de polícia de Brodosqui e decatleta, então o mais perfeito das Américas ou de todo o mundo.
Os Estados Unidos lutavam contra o Japão. O Brasil e os Estados Unidos derrotaram a Itália. A Alemanha contra a Rússia.
Foi instalada a escola para trabalhadores rurais, onde hoje habita a Universidade de São Paulo.
Os homens somente saiam pelas ruas de chapéu e de gravata. As mulheres com meia de seda.
No centro da cidade já estavam o Teatro Pedro II, o Pinguim, a Relojoaria Ferreira e a Única.
Mais acima estava a Catedral de São Sebastião, administrada pelo Padre Jaime Luís Coelho.
* Advogado, professor livre docente aposentado da Unesp, doutor, procurador de Justiça aposentado, e membro da Academia Ribeirãopretana de Letras
** Advogada