A prefeitura de Ribeirão Preto informa que as escolas de educação infantil e ensino fundamental entrarão em recesso escolar a partir da próxima semana, entre 4 e 19 de julho. Durante esse período, as escolas permanecerão abertas para atendimento ao público. Cerca de 50 mil alunos e professores serão beneficiados por esse período de descanso, essencial antes do início do próximo semestre.
A Secretaria Municipal de Educação administra 107 escolas de educação infantil – Centros de Educação Infantil (CEIs) e Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), além de parcerias ou conveniadas. Também responde por 33 escolas de ensino fundamental (Emef).
Tem ainda o Centro de Educação Especial Egydio Pedreschi e a Escola Municipal de Ensino Profissional Básico (Emepb) Doutor Celso Charuri e o Programa Educação para Jovens e Adultos (EJA). São 142 unidades escolares e cerca de 50 mil estudantes.
O período de recesso escolar coincide com o início do atendimento das unidades escolares aos estudantes da educação infantil. A partir do dia 4 de julho, 22 polos, incluindo creches e Emeis, junto com 28 escolas parceiras, estarão abertos para atender os estudantes de zero a 5 anos da rede municipal, totalizando 50 unidades.
Estes polos estão disponíveis em todas as regiões da cidade, assegurando a cobertura completa para as famílias. “O funcionamento dos polos de educação infantil durante as férias é uma medida importante para apoiar os pais e responsáveis que precisam continuar trabalhando neste período”, explica o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel.
Os pais ou responsáveis que não realizaram a inscrição e precisam do atendimento podem comparecer diretamente ao polo escolhido para efetuar a inscrição. Este serviço de atendimento nas férias escolares é uma iniciativa que faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), acordado entre a prefeitura de Ribeirão Preto e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.