Cedido pelo Ministério da Economia e pela Secretaria do Patrimônio da União à prefeitura de Ribeirão Preto, o antigo prédio da Receita Federal, na avenida Doutor Francisco Junqueira nº 2.625, no cruzamento com a Plínio de Castro Prado, no Jardim Macedo, será ocupado por quatro secretarias municipais no próximo ano: Planejamento e Gestão Pública, Administração (incluindo a Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho – DMST), Meio Ambiente e Turismo, além da Divisão de Fiscalização de Obras, vinculada à Secretaria da Fazenda.
A mudança de endereço terá início em janeiro e deve ser concluída até o final do primeiro semestre, quando os órgãos devem estar totalmente instalados no novo prédio. Para que a mudança seja viabilizada, estão sendo preparadas revisões das estruturas elétrica, hidráulica e lógica, a fim de abrigar cerca de 358 servidores e estagiários. Segundo informado pelo secretário de Planejamento, Edsom Ortega, as principais vantagens da mudança são a melhoria no atendimento ao público, já que o prédio tem estrutura de acessibilidade, e maior sinergia entre as secretarias.
“Além disso, teremos um ambiente de trabalho mais apropriado para os servidores, o que impactará de forma positiva na qualidade dos serviços prestados. Também será mais prático para o empreendedor, que conseguirá resolver suas questões em um único local. Teremos, inclusive, uma Sala do Empreendedor para oferecer atendimento diferenciado”. Outro aspecto positivo será a economia alcançada com o fim do pagamento de aluguéis e também do deslocamento entre essas secretarias.
Como o imóvel foi cedido à prefeitura, o uso do novo prédio não acarretará custos com locação para o município, que poderá poupar cerca de R$ 32,5 mil ao mês, algo em torno de R$ 390 mil ao ano. Atualmente, as secretarias da Administração e do Planejamento e Gestão Pública estão instaladas no antigo Mosteiro do São Bento, no Jardim Mosteiro. A DMST ocupa um imóvel na rua Visconde Inhaúm, nº 258, no Centro, e a Secretaria do Meio Ambiente fica na rua Cerqueira César nº 1988, no Jardim Sumaré. Já a Secretaria de Turismo é a única a não ter custos com aluguel, pois está instalada nas dependências do Centro Cultural Palace.