Por: Adalberto Luque
A Delegacia da Receita Federal em Ribeirão Preto destinou, na sexta-feira (20), cerca de 2,5 toneladas de peças de vestuário à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Ribeirão Preto. A divulgação foi feita somente nesta terça-feira (31).
Segundo a Receita Federal, as peças de roupa são fruto de operações de vigilância e repressão aos crimes de contrabando e descaminho realizados na região de Ribeirão Preto, nos últimos meses.
“Esta destinação faz parte do Projeto ‘Receita Cidadã’. Neste projeto, a Receita Federal utiliza o processo de destinação de mercadoria para contribuir com a gestão ambiental, ecoeficiência e responsabilidade social com ações benéficas para toda a sociedade. Parte da nossa função é modificar as características de determinados itens apreendidos, transformando-os em produtos de grande valor para a sociedade. Itens como bebidas alcoólicas, tabaco, vestuário e alguns eletrônicos são reaproveitados de forma sustentável, minimizando o impacto negativo no meio ambiente, e posteriormente doados para projetos sociais”, informou.
Para receber as peças, a prefeitura se comprometeu a descaracterizar a violação da marca de produtos falsificados, destruir mercadorias que eventualmente não sejam descaracterizadas entre outras exigências.
A Receita adianta que, em breve, outras cidades da região irão receber roupas, entre elas Araraquara, São Carlos, Monte Alto e Matão. “Desta forma, a Receita Federal devolve à sociedade local o fruto de suas operações contra o contrabando e descaminho, tornando possível o acolhimento e a ajuda à população mais carente”, conclui a nota.