Por: Adalberto Luque
A Receita Federal realizou, na manhã e começo de tarde desta terça-feira (3) uma grande operação para combater o contrabando, descaminho e falsificação de produtos. Os alvos foram quatro lojas que comercializam calçados, sobretudo tênis, além de perfumes e presentes, localizadas no calçadão do Centro de Ribeirão Preto.
Em uma das lojas, todos os produtos foram confiscados durante a operação. Participaram da ação 15 fiscais da Receita Federal, além de policiais militares que deram apoio. Eles percorreram uma loja na Rua Amador Bueno, uma na Rua Tibiriçá e duas na Rua São Sebastião.
Milhares de sacos com o material apreendido foram colocados nos veículos utilizados para essa finalidade. Os produtos seguiram para o armazém da Receita Federal na cidade de Araraquara, a 90 quilômetros de Ribeirão Preto. Os produtos apreedindos foram avaliados em R$ 2 milhões.
Os proprietários ou responsáveis pelas lojas fiscalizadas receberam um auto da Receita Federal e terão 72 horas para apresentar documentação necessária que comprove procedência lícita dos produtos. Caso isso não ocorra, os mesmos serão leiloados, doados ou até mesmo destruídos.
Duas operações
Foi a segunda grande operação da Receita em 24 horas. A primeira ocorreu nesta segunda-feira (2), quando foram apreendidos R$ 400 mil em mercadorias. A operação aconteceu no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas dos Correios de Ribeirão Preto. Além das mercadorias, os fiscais apreenderam 635 gramas de drogas como maconha e cocaína, que foram entregues à Polícia Civil e os envolvidos serão alvo de investigação.
(Matéria atualizada às 16h32)