Tribuna Ribeirão
Geral

Raquel quer investigar Favreto por ‘prevaricação’

A procuradora-geral da Re­pública, Raquel Dodge, enviou nesta quarta-feira, 11, ao Supe­rior Tribunal de Justiça pedido de abertura de inquérito judi­cial contra o desembargador do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4) Rogério Favre­to, pelo crime de prevaricação. Ela entende que o magistrado agiu fora da sua competência ao conceder liminar em habeas corpus ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A PGR também enviou ao Conselho Nacional de Justiça reclamação disciplinar contra o desembargador do TRF-4.

Ao STJ, Raquel afirma que Favreto “deu aparência de le­galidade a sua competência e ao conteúdo da sua decisão, fazendo crer que desconstituía ato de Juiz Federal (o da 13ª Vara Federal de Curitiba) e não do próprio TFR4”.

“Reiterou-a e dirigiu-se à au­toridade policial, fixando prazo em horas para que cumprisse sua decisão, chegando a cobrar pessoalmente ao telefone o seu cumprimento”, relata.

A procuradora-geral avalia que, ao conceder o habeas cor­pus a Lula, Favreto apresentou “elementos de ato ilícito pratica­do dolosamente com o objetivo de satisfação de sentimentos e objetivos pessoais, tipificado pela lei penal”.

Segundo Raquel, a conduta de Favreto “revogava a ordem de prisão de um condenado em segundo grau de jurisdição, que havia sido confirmada em todas as instâncias extraordi­nárias de modo notório em todo o Brasil e especialmente naquele TFR4, que a emitira”.

“Sua atuação persistente ao longo do domingo e cobrando urgência vestiu-se da aparência da atuação jurisdicional em re­gime de plantão, para que fosse cumprida pela Polícia Federal no mesmo domingo, e deu-se com a plena ciência de que seu ato seria revisto pelo menos no dia seguinte pelo juiz natural, como será demonstrado”, sustenta.

Postagens relacionadas

Fiscais param no País por causa da portaria do trabalho escravo, diz sindicato

Redação 1

Frente Integralista diz repudiar tentativa de associar movimento a ataque

Redação 1

Celular Seguro: 20 mil aparelhos são bloqueados após envio de alertas

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com