Tribuna Ribeirão
Política

Raquel defende prisão após segunda instância

A PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifestou favorável ao início do cumpri­mento de pena de prisão após a condenação em segunda instân­cia. Em parecer enviado nesta segunda-feira (5) ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello, a procura­dora-geral Raquel Dodge pede que ele rejeite duas ações que buscam reverter o entendimento firmado pela Corte em 2016.

No documento, Dodge solicita também que seja de­clarada “inconstitucionalidade parcial” do trecho de um artigo do CPP (Código de Processo Penal) que proíbe a execução provisória da pena.

O artigo 283 do código diz que “ninguém poderá ser pre­so senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamen­tada da autoridade judiciária competente, em decorrência de sentença condenatória tran­sitada em julgado ou, no curso da investigação ou do processo, em virtude de prisão temporá­ria ou prisão preventiva”.

A expressão “transitada em julgado” significa que não há mais possibilidade de re­correr da decisão.

Lula – O parecer de Dodge é feito um dia antes de o STJ (Su­perior Tribunal de Justiça) julgar um pedido de habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para evitar que ele seja preso quando encerrados todos os recursos possíveis no TRF4 (Tribunal Re­gional Federal da 4ª Região). Em 24 de janeiro, o petista foi conde­nado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão no caso do tríplex do Guarujá (SP).

Pelo entendimento do STF, Lula poderá ser preso assim que o TRF4 julgar seu último recurso, os embargos de declaração, apre­sentados por ele em 20 de feve­reiro. A defesa do petista recorreu tanto ao STJ quanto ao STF para impedir que ele seja preso. Um dos argumentos é que a “presun­ção de inocência” deve ser manti­da até que o caso seja julgado em todas as instâncias.

“A execução provisória da pena após esgotado o duplo grau de jurisdição não viola a presun­ção de inocência”, escreveu Dod­ge em seu parecer nesta segunda.

Postagens relacionadas

Supersalários – Câmara deve readequar salário de 20 servidores

Redação 1

Sancionada lei de ‘adoção de ruas’

Redação 1

Emenda inclui MEIs em projeto de auxílio

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com