Nesta quinta-feira, 7 de setembro, a partir das 14 horas, no Teatro Municipal, acontece mais uma etapa do projeto Afro-Encontros, como forma de promover e contribuir para a conscientização e disseminação da cultura afro-brasileira. O projeto da Prefeitura de Ribeirão Preto, realizado pela Secretaria da Cultura em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), vai até dia 30.
O encontro será aberto às 14 horas, com apresentação do Afoxé Ogum-Oya, que apresenta culturalmente o candomblé. Ao longo da tarde, terá diversas apresentações como Raiz Samba 6, a cantora Heloisa Lucas e banda, Aspiral do Reggae e o grande show do rapper Dexter. O objetivo principal é promover a divulgação da cultura negra enquanto mecanismo de inclusão social. O projeto oferece curso sobre a história da África e circuito de oficinas sobre a cultura negra (dança afro, capoeira, samba de roda, entre outros).
A abertura do projeto aconteceu no dia 21 de março, com o show ISO 9000 do Gueto, do rapper GOG. Para a presidente do Conselho Municipal do Desenvolvimento e Promoção da Igualdade Racial (Comdepir), Silvia Seixas, a ideia do projeto é divulgar e promover a cultura negra em Ribeirão Preto. ‘‘Não existe a promoção da igualdade sem o conhecimento da cultura negra’’, afirma Silvia. O Teatro Municipal fica na praça Alto do São Bento s/nº, Jardim Mosteiro. O telefone é (16) 3625-6841.