A emissora de rádio CMN 750, uma das últimas emissoras da frequência AM da cidade, foi vendida para o Mega Sistema de Comunicação. A emissora conhecida pelo slogan “a Rádio da Família” também já foi conhecida como Rádio Renascença, e está no ar desde 1966.
O valor da transação que incluiu a concessão da frequência da emissora e todos equipamentos não foi revelado. O prédio da emissora localizado na Rua Ramos de Azevedo, 622 no Jardim Paulista, não fez parte da negociação.
De acordo com o diretor comercial do Mega Sistema de Comunicação, Maurilio Romano Machado, a emissora funcionará na frequência 99,3 MHz. Segundo ele, a nova emissora deverá entrar no ar o mais rápido possível. Inicialmente, deverá retransmitir a programação de uma das emissoras do Mega Sistema até a migração total para a frequência FM.
O nome ainda não foi escolhido e os novos proprietários estão analisando se ela irá priorizar música ou se será direcionada para a notícia. Atualmente o Mega Sistema de Comunicação possui três emissoras FM na cidade: Conquista FM, Mega FM e a Diário FM.
Ondas Médias migram para FM
Dados do Ministério das Comunicações (MCom) revelam que em todo país, 1.133 emissoras AM que operam em Ondas Médias (OM) já migraram para a faixa de FM. O processo de mudança teve início em 2013, com a publicação do decreto presidencial nº 8.139 e atende a uma demanda antiga do setor, que sofre com a perda de sua audiência, pelo fato desse serviço ser mais suscetível a ruídos e interferências.
O prazo final para migração das rádios AM locais para a FM vai até o dia 31 de dezembro deste ano. Já as de alcance regional e nacional podem continuar operando normalmente. Caso queiram mudar de frequência, poderão efetuar essa mudança posteriormente.
Atualmente o Ministério das Comunicações tem 324 pedidos de migração em análise e 67 já em fase de aprovação. Até o final do ano, a estimativa é migrar as 42 rádios AM locais ainda existentes para FM, além de seguir as análises de migração das rádios AM regionais e nacionais em andamento.