Quando queremos construir algo novo, temos que começar pelo projeto. Quando o universo foi construído, começou-se com o átomo. Tudo começa com coisas pequenas. É por isso que precisamos sonhar, mas ter a compreensão que apenas sonhar não basta: é necessário colocar os sonhos em prática. Costumo dizer que o sonho anima, mas não realiza, e que a esperança não brota apenas dos sonhos. A ação é imprescindível.
Quando pensamos nas grandes realizações do mundo, notamos que elas começaram pequeninas – para escrever uma poesia, o poeta precisou aprender a escrever. Para compor a famosa sinfonia, o maestro teve que estudar as escalas. Para chegar à teoria da relatividade, o sábio estudou a tabuada.
Com boa vontade e ânimo, qualquer pessoa pode mudar o curso da sua vida e se tornar um grande vencedor. O segredo está em não desanimar, confiar em sua capacidade. A fé pode levá-lo da posição de iniciante ou vencido à de um grande vencedor. São diversas as histórias de pessoas comuns que tiveram a ousadia de colocar seus sonhos em prática, revolucionando o mundo. Você também pode, ainda que aos olhos das pessoas que lhe rodeiam, isso seja impossível.
Ainda que ninguém acredite, com um raciocínio positivo, você será capaz de grandes realizações e de se tornar uma pessoa vitoriosa. Portanto, tenha coragem de expor suas ideias e desempenhe com carinho todas as tarefas, ainda que elas pareçam ter pouca importância. Não despreze as pequenas coisas, as sementes das grandes renovações. Embora possam parecer sombrias as perspectivas, só devemos temer a escuridão dentro de nós mesmos.
Desde os primórdios, o raciocínio tornou-se a principal arma do ser humano. Apesar de ser um frágil mamífero e de ter vivido cercado de criaturas infinitamente mais bem preparadas para a luta pela existência, o homem tornou-se o senhor incontestável de toda a terra, do mar e do ar. E, apesar da grandeza física, aquelas criaturas perderam a luta pela sobrevivência. Desapareceram. O homem venceu pelo seu poder de raciocínio, que é um dom dado pela natureza. Só é preciso respeitar seus preceitos. Afinal, quando o homem abre a mão de sua capacidade de raciocínio, o resultado será sofrimento.
Seja dono do seu destino – O objetivo deste artigo é levar a todos e, principalmente, àqueles que de alguma maneira sofrem, aos que se perderam e aos que ainda não encontraram a felicidade, a paz interior, o bem-estar, a capacidade de vencer obstáculos, a firmeza e o êxito na vida. Acreditamos que nos nossos ensinamentos poderemos levá-lo para as realizações de suas mais sublimes aspirações. Cada pessoa possui, dentro de si, meios para isso. O segredo está em saber dispor desses elementos.
Lembre-se que a vida sorri apenas para aqueles que lutam e se preparam para vencer. Não basta uma aspiração vaga, o sonho impreciso, mas o anseio ardente para atingir um objetivo, que deve se tornar o pensamento supremo, o que reina sobre os outros. Entretanto, se você é indiferente ou pessimista, nunca terá o controle do próprio destino. Portanto, nunca aceite o que a vida lhe oferece, nem se resigne ao destino que outros lhe traçaram. Busque novos alvos, novas metas, mesmo que exija esforço.
Ninguém é mais forte que você. Controle seus atos e sua maneira de ser. Se não gosta do seu atual emprego, busque outro. Se não suporta o lugar onde mora, mude de bairro. Você permanece estagnado porque aceita as coisas da maneira como se apresentam. Transformando o seu modo de pensar e agir, poderá transformar tudo o mais. Nunca é tarde para começar.
A vida é dada para realizações, nada acontece por acaso, viver é uma incessante descoberta a qual devemos enfrentar com dignidade, abraçando com amor cada obstáculo, pois eles estão presentes para testar nossa verdadeira força interior. Acredite que os maiores reformadores que o mundo já viu foram aqueles que começaram por reformar a si mesmo!