Receita centenária da família Kalil Dib
Ingredientes
1kg de trigo fino
½ kg de carne moída duas vezes (pode ser alcatra, patinho ou miolo de acém, bem limpinho e sem gorduras)
300 gramas de carne moída duas vezes para o recheio
1 maço de hortelã
2 maços de cebolinha
1 maço de salsinha
1 pimenta dedo de moça
Sal a gosto
¼ de xícara de óleo
800 gramas de manteiga
Carvão
Modo de preparo
Coloque o trigo de molho em bastante água em temperatura ambiente.
Pique bem picadinho a hortelã, cebolinha, salsinha e a pimenta. Separe um punhado para o recheio e reserve o resto para a massa.
Usando a palma das duas mãos, esprema bem o trigo, fazendo punhados. Junte ao trigo os temperos picados, a carne, o sal e o óleo.
Comece a amassar, como se estivesse sovando uma massa, você vai perceber que no início é uma massa bem esfarelenta, mas conforme for amassando ela vai encorpando até se tornar homogênea. Mesmo depois que sentir que a massa “deu liga” pode continuar amassando, isso que vai garantir que os quibes não abram na hora de assar. Sove com água gelada.
Reserve a massa coberta com um saco plástico para não secar. Refogue a carne do recheio junto com o punhado de ervas que você deixou separado e uma pitada de sal. Não precisa fritar a carne, só dar uma refogada mesmo. Reserve.
Coloque toda a manteiga em uma panela e derreta-a em fogo baixo, descarte com a ajuda de uma escumadeira o excesso de espuma que se formar em cima. Reserve!
Acenda a churrasqueira e comece a moldá-los. Eles devem ser em um formato mais achatado, sempre colocando um pouquinho de recheio no meio.
Leve para assar na churrasqueira, quando começar a ficar queimado, vire-os para assar do outro lado.
Retire-os da churrasqueira e os banhe imediatamente na manteiga derretida. Como dizem os árabes, Taib!