Tribuna Ribeirão
Geral

Quem são Papai Noel e São Nicolau

O velhinho de barriga re­chonchuda, vestes vermelhas, botas pretas e uma longa bar­ba branca não é considerado o verdadeiro Papai Noel em muitos países europeus e por praticantes do catolicismo que não aprovam a explora­ção do Natal como uma data comercial. Para eles, o título pertence a São Nicolau. Ele foi um bispo no século IV que ficou conhecido por sua caridade e afinidade com as crianças. Nasceu na Turquia em uma cidade conhecida antigamente como Myra.

São Nicolau é personagem de muitas lendas e uma delas se tornou mais conhecida: ele presenteou três irmãs jogando um saco de moedas pela cha­miné da casa onde moravam. Foi um dote para conseguirem bons casamentos. Santificado pela Igreja Católica, foi na Ale­manha que ele se tornou um símbolo natalino ganhando um dia especial para celebra­ções: 6 de dezembro.

Na véspera da comemora­ção, meias são colocadas pen­duradas nas lareiras e para quem não tem, sapatinhos são colocados em janelas. São Nicolau, durante a madruga­da, enche de doces as meias ou os sapatinhos das crianças que se comportaram bem du­rante o ano. O costume teria surgido porque quando o bis­po ajudou as meninas, meias estavam secando penduradas na lareira e uma moeda caiu dentro de uma delas.

O santo, que usava vestes brancas e uma mitra, um cha­péu alto semelhante ao usado pelo Papa hoje, foi uma inspi­ração para ser criado o Papai Noel que todos conhecem. A The Coca-Cola Company começou sua publicidade de Natal na década 1920 e em 1931 começou a colocar anún­cios em revistas populares e o Michigan Haddon Sundblom recebeu a missão de criar um Papai Noel mais realista para fugir da figura de um homem vestido como se fosse.

Para inspirar-se, Sun­dblom se voltou para o poe­ma de 1822 de Clement Clark Moore, “Uma visita de São Nicolau”. De 1931 a 1964, a publicidade da Coca-Cola exibiu um Papai Noel entre­gando brinquedos, dando uma pausa para ler uma car­ta e apreciar o refrigerante, visitando as crianças que fi­caram acordadas para saudá­-lo e invadindo as geladeiras em inúmeras casas. A partir daí, o personagem ganhou o mundo e se transformou no que é hoje.

Postagens relacionadas

Rede ‘TERRORISTA’ de desinformação ecoa no Brasil

Redação 1

Cremesp investiga conduta de médico

Redação 1

Mega-Sena pode pagar R$ 63 mi

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com