Tribuna Ribeirão
Geral

Queiroga descarta Covaxin e Sputnik V

REUTERS

O ministro da Saúde, Mar­celo Queiroga, garantiu, nesta quarta-feira, 14 de julho, que o número de doses contratadas pelo Plano Nacional de Imu­nizações (PNI) será suficiente para vacinar toda a população brasileira acima de 18 anos com as duas doses contra a covid-19, até o fim deste ano. Como o volume total estimado já obteve aval da Agência Na­cional de Vigilância Sanitária (Anvisa), seja para uso defini­tivo ou emergencial, o minis­tro disse que não há necessida­de de incorporar ao PNI doses adicionais, como as da indiana Covaxin e da russa Sputnik V.

A informação foi dada pelo ministro em audiência na Co­missão de Seguridade Social e Família da Câmara. Queiroga destacou que o Brasil comprou um total de 600 milhões de doses, com 100 milhões dispo­nibilizadas até agosto. Alvo de investigação na Comissão Par­lamentar de Inquérito (CPI) da Covid, a Covaxin, cujo uso foi descartado pelo ministro, teve o contrato de compra suspenso por “questão de conveniência e oportunidade”. De acordo com Queiroga, o contrato com a Covaxin foi fechado antes de sua gestão.

Ele ressaltou que exonerou Roberto Dias, diretor de Logís­tica da pasta, acusado de pedir propina de US$ 1 por dose em troca da assinatura do contrato com a Covaxin. Atualmente, os esforços da pasta, de acor­do com o ministro, é buscar a antecipação de entrega de doses. Segundo Queiroga, o ministério conseguiu as ante­cipações de 1,8 milhão de do­ses da Janssen previstas para o último trimestre deste ano e de 7 milhões de doses da vacina da Pfizer para julho, “o que ga­rante que nossa campanha vai avançar com efetividade”.

Novos testes
A Anvisa autorizou nesta quarta-feira, 14 de julho, a re­alização de pesquisas clínicas de duas novas vacinas con­tra o novo coronavírus (co­vid-19). Uma é desenvolvida pelo Instituto de Biologia Médica da Academia Chine­sa de Ciências Médicas (Im­bcams, na sigla em inglês), da China, e a outra é produzida pela empresa AstraZeneca.

A primeira pesquisa rea­lizará ensaio clínico de fase 3, controlado por placebo, para avaliar a eficácia, segurança e a imunogenicidade da vacina do Imbcams, que usa a tecno­logia de vírus inativado. O es­tudo, a ser realizado no Brasil, integra parte de uma pesquisa maior que também está sendo realizada na China e em outros países. Farão parte dos testes adultos de 18 anos de idade ou mais que receberão duas doses, com intervalo de 14 dias entre a primeira e segunda dose.

Aproximadamente 34.020 participantes serão recrutados no Brasil, Malásia, Bangladesh, China e México. Desse total, 7.992 participarão dos testes no Brasil, que serão realiza­dos no Rio de Janeiro, Goiás, Santa Catarina e São Paulo. Já a segunda pesquisa clíni­ca aprovada testará a vacina (AZD2816), desenvolvida pela AstraZeneca com a tec­nologia de vetor de adenovírus recombinante, a mesma utili­zada no imunizante anterior e que é aplicado no Brasil.

A vacina será fabricada pela empresa Symbiosis Phar­maceutical Services, sediada no Reino Unido, e é uma nova versão do imunizante aplica­do no país (AZD1222). Ele foi modificado para também fornecer imunidade contra a recém-emergente cepa da variante B.1.351 da covid-19, identificada primeiro na Áfri­ca do Sul, em abril.

O estudo, de fase II/III parcialmente duplo-cego, ran­domizado, será aplicado em adultos de 18 anos de idade ou mais, previamente vaci­nados e não vacinados para determinar a segurança e a imunogenicidade da vacina candidata. A empresa pla­neja testar esse esquema em 2.475 participantes no Brasil, Reino Unido, África do Sul e Polônia. Aqui está prevista a participação de 800 pesso­as no Distrito Federal, Bahia, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Postagens relacionadas

Covas vacina a mãe, de 87 anos

William Teodoro

PUBLICIDADE: Vem aí o Livro das Empresas e Entidades Centenárias!

Redação 1

SP compra 40 mil pistolas para a PM

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com