Dr. Adão F. de Freitas *
[email protected]
Trata-se de um tema que afeta um número considerável de pessoas, pois os cabelos constituem uma parte importante do visual do ser humano.
E isso compromete a estética da pessoa o que é objeto de preocupação. Na realidade, os cabelos fazem parte do orgulho pessoal de cada um de nós. Assim, a queda dos cabelos constitui motivo de preocupação para as pessoas. A queda dos cabelos é uma doença, claro. E como tal deve ser trada e de preferência por um médico especialista.
Existem duas formas de queda dos cabelos: uma genética quer dizer, congênita e outra adquirida. Mas a queda de cabelos pode ser também natural, quer dizer; é um processo de renovação.
A cada queda de cabelos naturalmente nascem o mesmo número de cabelos perdidos. Acredita-se que até 10 % dos cabelos perdidos por dia, nascem também 10% de novos fios.
Já a queda de cabelos passa a ser preocupante quando a pessoa notar que a perda está sendo excessiva ao pentear os cabelos ou ao massagear os cabelos. Aí é a doença chamada calvície.
Bem, mas afinal, por que os cabelos caem? Afora essa queda que chamamos de natural, existem várias causas como:
1) Doenças e infecções de qualquer natureza como por exemplo: sinusite, infecção urinária ou dengue e covid entre outras.
2) Alterações hormonais como doenças da tireoide como hipertireoidismo e hipotireoidismo.
3) Questões nutricionais causam também queda de cabelos e são devidas à deficiência de algumas vitaminas e sais minerais principalmente o ferro e o zinco.
4) Estresse em suas diversas formas tanto física como mental. Pós-operatório, pós-parto, tensão, crises familiares, pessoais, financeira, doenças diversas entre outras.
5) Certos tipos de remédios como aqueles indicados no tratamento de diabetes, pressão alta, remédios para afinar o sangue (são os anti-agregantes plaquetários), etc.
Há dados na literatura médica que sugerem que os homens, muito provavelmente por uma questão hormonal, ficam mais calvos do que as mulheres e que 50% dos homens ficarão calvos no decorrer da vida. Um dado relevante da literatura médica é a de que a queda de cabelos se constitui em um tipo de doença que tem tratamento e como qualquer doença, ela tem tratamento e o resultado do tratamento é muito bom.
Existem remédios como a Finasterida que apresenta uma efetividade excelente recuperando a perda de cabelos e em curto espaço de tempo.
Mas como qualquer remédio precisa ser receitada e o tratamento acompanhado pelo médico especialista que é o dermatologista.
Tomar remédios para queda de cabelos por conta própria além de ser um risco para a pessoa pode até piorar a evolução da doença.
Outra modalidade de tratamento é o implante de capilar e o próprio transplante de fios de cabelo de uma parte do couro cabeludo para outra.
Já o tratamento para a queda de cabelos feito pelo médico especialista leva a um resultado muito bom e é exatamente isso que eu como médico e cientista da medicina recomendo aos nossos leitores e amigos. Consulte sempre um médico, recupere os seus cabelos e seja feliz.
* Médico clínico geral e cardiologista, mestre e doutor em Medicina pela FMRP-USP