A Cia. Quadro Negro reestreia no próximo dia 03 de julho o espetáculo “Quartos Ficcionais”, na Cerâmica São Luís em Ribeirão Preto. Serão três apresentações na cidade. “Quartos Ficcionais” se desenrola em um pequeno quarto situado nas periferias de memórias factuais, onde as narrativas se interseccionam no esquecimento.
“O que aconteceu antes ou depois de um fato ser noticiado? Quando a dor é demais, ela adentra o quarto da memória e dorme para esquecer. Através de quatro notícias de grande impacto nacional, criamos histórias e personagens fictícios que oferecem uma nova perspectiva sobre essas pessoas que só ganharam visibilidade quando se tornaram manchetes de jornais. Em cena temos uma quase história de amor, uma mãe sufocada pela dor da perda de um filho, uma mulher que nunca experimentou a liberdade e uma mãe cuidadosa que entrega um guarda-chuva ao seu filho. O quarto é o mesmo para todos os personagens e suas histórias. O espetáculo é um convite para que o espectador olhe por dentro, sente-se à beira da cama e compartilhe a experiência”, diz o convite à peça.
O espetáculo “Quartos Ficcionais”, que estreou pela Cia. Quadro Negro em 2023, tem a dramaturgia e direção assinadas por Washington de Paula, trilha sonora de Marcus Maximus, iluminação de Michel Masson, figurinos de Eduardo Fernandes e cenografia da própria Cia Quadro Negro. O elenco é composto por Fernanda Manoel, Giovanni Pereira, Noah Almeida, Lorena Ramos, Romã Andrade e Victória Soares. “O espetáculo propõe fabulações sobre notícias de repercussão nacional, histórias que serão esquecidas após o noticiário de amanhã”, explica o diretor.
Fundada em 2017, a Cia Quadro Negro surgiu em Ribeirão Preto, a partir da necessidade de dar voz a questões negras que não eram discutidas nas artes cênicas. Com uma vasta produção teatral na cidade e sendo um dos polos dentro do estado de São Paulo neste aspecto, a quantidade de atores e artistas negros atuando no teatro era quase inexistente.
Unindo artistas negros que já estavam na ativa com jovens atores recém-formados, a Cia Quadro Negro estreou em 2018, com o apoio do Sesc Ribeirão Preto, seu primeiro espetáculo “Húmus: Corpos Invisíveis”. No ano seguinte, realizaram, a convite do Coletivo Fuligem, o curta-metragem “Álbum de Família”. Três anos após a fundação, a Cia. realizou dois trabalhos audiovisuais: “A liberdade e os cães raivosos” e “Capitu Negra”, ambos em parceria com o Sesc Ribeirão Preto para o projeto “Direitos Plurais”.
Serão realizadas 3 apresentações na cidade, além de rodas de conversa gratuitas para o público, abrindo espaços para diálogos, e a oficina Teórico Prática sobre Teatro e Dramaturgia Negra, que será ministrada pelo dramaturgo, diretor e mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação da UFU – Universidade Federal de Uberlândia, Washington de Paula. “Queremos destacar a importância da manutenção da representatividade negra nas artes e o fortalecimento de uma cultura onde pessoas negras sejam protagonistas. Propomos um momento de reflexão e exposição dos sentimentos e dúvidas oriundas da vivência provocada pelo espetáculo. Será um espaço para ouvir e compartilhar nossas experiências com o público presente, despertando neles o desejo de ver novamente uma obra teatral com potencial transformador e que se aproximem empaticamente das questões raciais, LGBTQIA+ e de produções culturais no interior Paulista”, detalha Washington.
As apresentações de “Quartos Ficcionais” serão realizadas nos dias 03 e 12 de julho, ambas às 20 horas (neste último dia com a presença de intérprete de libras), na Cerâmica São Luiz, localizada na Rua Mun. 2-30 – Ipiranga. A entrada é gratuita e os lugares são limitados. A terceira data do espetáculo ainda será definida.
A ação cultural “Quarto em Cartaz” é apoiada com recurso da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar Nº 195/2022), Edital nº 003/2023 – Demais Áreas – Módulo II – B.
Para mais informações, visite o Instagram da Cia. Quadro Negro @ciaquadronegro.