A Qualcomm anunciou uma série de parcerias para ampliar a própria presença no mercado de tecnologias vestíveis. A ideia é investir em alianças com fabricantes de relógios, rastreadores e empresas de infraestrutura de forma a ter mais dispositivos no segmento rodando sua plataforma própria, a Snapdragon Wear, que funciona em smartwatches com Android e é focada na conectividade 4G.
São quatro parcerias anunciadas, com a Qualcomm se unindo à Compal Electronics e Longcheer para o lançamento de relógios inteligentes e com a Huaqin e a Thundersoft para fazer o mesmo, só que com dispositivos voltados para o público infantil. A Franklin Wireless trabalha no segmento de rastreamento e monitoria, enquanto a Smartcom será a parceira global de infraestrutura, auxiliando operadoras e companhias locais na implementação de sistemas que suportem o crescimento esperado para as tecnologias vestíveis.
Segundo a companhia, desde sua entrada no mundo das tecnologias vestíveis, foram mais de 200 produtos lançados, com um ritmo de cerca de um por semana. Com a chegada de suas novas gerações de chipsets, os Snapdragon Wear 3100, 2500, 1200 e 1100, a fabricante quer ver esse movimento ainda mais acelerado e, por isso, atua de ponta a ponta, unindo-se com desde fornecedores de infraestrutura até empresas que efetivamente chegam às mãos dos consumidores.
O anúncio é feito com base em uma única e gigantesca intenção: tornar-se referência quando o assunto são tecnologias vestíveis que funcionem a partir de conexões 4G. Para isso, a Qualcomm confia em sua experiência no mercado de processadores, além das características de seus produtos em si, como a eficiência energética e o alto poder de processamento, assim como a família de sensores capazes de entregar resultados bastante precisos.
Com as quatro fabricantes de relógios, por exemplo, a ideia é trabalhar em designs de referência que aproveitem todos os recursos dos processadores Snapdragon, ao mesmo tempo em que facilitem a produção e lançamento de produtos no mercado. Já para o setor de rastreamento, o objetivo é ampliar as possibilidades do segmento, atendendo às necessidades de empresas de transporte de valores, pais preocupados com os filhos ou pessoas idosas em tratamento de saúde, localizar animais de estimação perdidos e, claro, o acompanhamento de exercícios físicos.
As parcerias têm caráter imediato, mas a Qualcomm não revelou quando seus primeiros frutos começarão a dar as caras no mercado. Como os objetivos são de longo prazo, isso pode demorar um pouco, mas a fabricante sabe disso. Tornar-se uma das empresas líderes no segmento de tecnologias vestíveis leva tempo.
Fonte: Qualcomm