Em menos de sete dias, o Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Daerp) teve três poços furtados. Em todos os casos os ladrões estavam atrás de equipamentos específicos e caros, como soft-starter e motores de inversão de bomba. Desde o começo do ano já foram furtados 28 poços e estações elevatórias na cidade, além de outras sete tentativas. A autarquia tem melhorado a segurança nestes locais e solicitado à Polícia Militar (PM) e à Guarda Civil Municipal (GCM) que intensifiquem as rondas. Existe a suspeita de que possa ser uma quadrilha especializada que está furtando os equipamentos.
Em menos de uma semana os ladrões roubaram equipamentos dos poços do Cândido Portinari (Zona Leste), Jamil Cury (Oeste) e, na noite de quinta-feira, 7 de setembro, feriado da Independência, no Parque dos Lagos (Zona Leste). O prejuízo nos três últimos furtos supera os R$ 140 mil. “São equipamentos muito específicos e de uso muito restrito para grandes motores. Não é um equipamento que possa ser instalado em qualquer lugar. Com certeza é uma quadrilha especializada que está agindo nestes furtos”, explica Laércio Pereira Cardoso, engenheiro eletricista do Daerp.
Segundo o engenheiro, o que mais chama a atenção nestes furtos é que os equipamentos foram retirados sem ocorrer corte de cabos e danos gerais ao painel. Todos os equipamentos furtados são novos, com menos de um ano de uso, no caso do poço do Cândido Portinari estava sendo usado havia um mês. “As pessoas tinham um conhecimento destes painéis”, diz.
Além destes três poços, o Daerp também teve outros dois onde foram furtados também uma chave soft-starter (chave de partida elétrica da bomba) e motores de inversão de bomba, que servem para regular a potência da distribuição da água nas estações elevatórias junto aos reservatórios. Para o superintendente Afonso Reis Duarte, a suspeita é de que a autarquia está sendo vítima de uma quadrilha especializada e que possui um bom conhecimento do funcionamento do Daerp.
O superintendente tem reiterado junto a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal que intensifiquem as rondas em torno dos poços para coibir estes furtos. Além disto, o Daerp também está reforçando a segurança em todos os poços. “O prejuízo é muito grande para o departamento e principalmente para a população que é a maior vítima, por conta da interrupção no abastecimento e por que o diminui os recursos para novos investimentos que precisam ser feitos”, salienta o superintendente.
Entre os 28 furtos, a Guarda Civil Municipal conseguiu deter em junho um suspeito de ter furtados fios da Estação Elevatória do Quintino Facci II, em junho. É importante que a população ligue para o Daerp ou para a Polícia Militar caso veja qualquer pessoa suspeita próxima a poços ou reservatórios do departamento. Os funcionários do Daerp fizeram a substituição do painel elétrico furtado por outro e o poço foi religado por voltas das 13 horas.