Imagine um cenário deslumbrante montado por lagos de águas cristalinas, vulcões, cachoeiras, águas termais e belas montanhas. Esse local existe: Pucón, um vilarejo na região de Araucanía, ao sul do Chile, que atrai turistas maravilhados de todos os cantos do mundo. Uma natureza impecável e majestosa que inclui três vulcões: Villarrica, Quetrupillán e Lanin. Fica a cerca de 780 quilômetros de Santiago e tem pouco mais de 20 mil habitantes, além de um charme excepcional. As casas, em estilo alemão, e o clima europeu das ruas são um espetáculo a parte. A cidade vive totalmente do turismo, e não é complicado encontrar hotel, albergues e agências de todos os gostos.
Mergulhar na cultura local também é um desejo cada dia mais valorizado por turistas que buscam experiências marcantes e enriquecedoras ao sair para uma viagem. Isso não falta em Pucón. Nesta região vive o povo “mapuche”, conhecido historicamente pela brava e heroica resistência à dominação europeia no século XVI e que é parte extremamente importante na história do Chile.
Elencada como uma das marcas mais fortes de um grupo, a arquitetura tem um espaço significativo na cultura mapuche. As rucas, erguidas com troncos de árvores nativas e revestidas principalmente com fibras vegetais e barro, são as “casas mapuches” e ocupam o lugar mais importante neste aspecto cultural. A visita a uma destas construções faz parte do roteiro oferecido no Antumalal.
A arte têxtil é outro ponto marcante da cultura mapuche e remonta grande parte de sua história. A manufatura de tecidos com lãs de animais para a produção de roupas e acessórios e o ensinamento hereditário entre as mulheres é uma marca forte até os dias de hoje entre os indivíduos do grupo. Por isso, um passeio por uma mostra de tear e a apresentação das vestimentas típicas também fazem parte do passeio disponível no hotel.
Como não poderia deixar de ser, a gastronomia também tem um papel fundamental na formação cultural dos mapuches. Baseada na conexão com a terra e o meio ambiente, seus hábitos alimentares tem como ponto marcante a utilização de grãos, sementes, cereais, legumes e verduras. Um condimento picante bastante famoso no Chile feito da mistura de pimentões, coentro e outras ervas, o “merkén” é uma das heranças do grupo indígena para a gastronomia nacional.
Vulcão Villarrica
Localizado na cordilheira dos Andes e com uma altitude de 2.843 metros é um dos mais procurados para escalada na América Latina. Permanece coberto por neve durante todo o ano. É também conhecido como “Rucapillán”, ou “casa do demônio” na língua mapuche. Este vulcão, junto com o Quetrupillán e o Lanin, encontra-se dentro de uma área de preservação ambiental conhecida como Parque Nacional Villarrica.
É o mais ativo no Chile e sua última erupção foi em 1984. O alpinismo e a escalada são considerados fáceis, apesar de cansativos, mas não são indicados sem o acompanhamento de guias. Para os mais animados, há a possibilidade de adicionar algumas caminhadas curtas para conhecer bosques nativos um pouco mais afastados e a “Laguna de Águas Verdes”, uma antiga cratera que abriga bela vegetação e um veio d’agua em seu interior nos dias de hoje.
Serviço
A aconchegante cidade no sul do Chile é o destino ideal para aqueles que desejam desfrutar a diversidade de paisagens naturais e urbanas em uma escapada durante a primavera. Para a experiência ficar completa, a dica de hospedagem é o Hotel Boutique Antumalal, localizado a apenas dois quilômetros da cidade, que oferece um pacote especial para a estação, unindo um serviço de exclusivo ao sossego proporcionado por cenários extraordinários em meio a jardins, cachoeiras, rochas vulcânicas e um lago.
O valor da diária para duas pessoas é de US$ 265 e inclui hospedagem em apartamento duplo com lareira e vista panorâmica para o parque e o Lago Villarrica, que compõem os arredores da propriedade, café da manhã, jantar à la carte no Restaurante Parque Antumalal e uma garrafa de vinho como cortesia. A noite adicional, que oferece hospedagem e café da manhã, sai por apenas US$ 230 e essas condições são válidas de 1º de setembro a 14 de dezembro de 2018.
Os hóspedes também poderão aproveitar um relaxamento ímpar no magnífico Spa Antumaco, construído em meio à beleza natural da propriedade e esculpido em rocha natural, que conta com sauna, piscina aquecida e banheira de hidromassagem. O hotel foi projetado nos anos de 1940 pelo arquiteto chileno Jorge Elton, influenciado pelo americano Frank Lloyd Wright, cujas construções foram consideradas “complementos da paisagem”.
Para sua construção, nenhuma árvore pode ser cortada ou tocada. Assim, o edifício foi entalhado e integrado ao entorno, feito com materiais como concreto, madeira, ferro e vidro, muito vidro. O resultado é uma vista de cartão postal. Todos os 20 apartamentos oferecem vistas espetaculares do Parque e do Lago Villarrica, graças às janelas panorâmicas, e possuem paredes revestidas de araucárias chilenas e calefação. Alguns contam ainda com lareira.