Tribuna Ribeirão
Cultura

Publicitário lança seu primeiro curta

MENTIUM EUM INUM

O publicitário por pro­fissão e cineasta por paixão, Marco Felipe, acaba de lançar o seu primeiro curta-metra­gem. Com 25 minutos de du­ração, “Experiência Profissio­nal” mostra como pode ser perigosa e cheia de nuances a disputa por protagonismo no mundo corporativo.

“Procurei trazer à cena as verdades humanas presentes por trás das relações. E refletir qual o
impacto que a ausência de diálogo e empatia podem ter ao tornar até o ambiente de trabalho um lugar tóxico”, relata o diretor, formado pela Escola Superior de Propagan­da e Marketing (ESPM).

O filme é uma parceria entre o diretor e a Ilha Cros­smídia, produtora ribeirão­-pretana onde Marco atua como diretor de estratégia e criação publicitária atual­mente. A ideia do filme sur­giu em abril do ano passado, na chegada da pandemia de covid-19 ao Brasil.

Na época, Marco Felipe era sócio de uma agência de branding em São Paulo e, ao voltar para casa em sua cidade natal, por conta do isolamen­to social, começou a escrever o roteiro, que chegou a ter 21 versões antes do texto final. Ao vender sua parte na socie­dade da agência paulistana, investiu parte do dinheiro na execução do filme e estabele­ceu parceria com a Ilha.

A produtora também in­vestiu no projeto com seus equipamentos e equipes de produção, buscando entrar, cada vez mais fundo no mun­do do entretenimento. Ao todo, cerca de 40 pessoas participa­ram do projeto. Foram três dias de filmagens em locações no próprio edifício onde Mar­co trabalha no dia a dia.

O filme
“Experiência Profissional” mostra a chegada do jovem Francisco ao seu primeiro emprego efetivo em uma em­presa de alimentos, fabricante de produtos à base de amen­doim. Lá, ele se depara com altos executivos que tentam se aproveitar de sua ingenui­dade para vencer uma dispu­ta por controle alimentada há anos. Ao longo do filme, o público testemunha como um choque de complexida­des emocionais, egos e má­goas pode impactar relações interpessoais mal resolvidas e cobrar um preço alto dos envolvidos.

Em uma história vivida dentro do mundo corporati­vo, o espectador é convidado a refletir sobre como a ausência de diálogo, empatia, afeto e re­conhecimento, tão marcantes na atualidade, podem levar as pessoas a pensar e agir de formas muito mais intensas e severas. É uma mostra do que pode acontecer com pessoas em situações de pressão e dian­te do poder em suas mãos.

O elenco é formado por atores de São Paulo, Ribei­rão Preto e região: Eduardo Venosa (Francisco), Ricardo Amâncio (Reginaldo), Diego Freiria (Flávio), Bella Casti­lho (Paloma) e Lau Morelli (Paulo). A preparação dos atores ficou a cargo de Lean­dro Verzini e Michelly Van­zella. A direção de fotografia é de Thiago Coghi. Monise Kristoscheck é a assistente de direção. “Juntos, eles cons­truíram um universo de per­sonagens reais e com os quais o público terá a certeza de que já cruzou pelo caminho em algum momento da vida”, finaliza Marco Felipe.

Circuito de festivais
Após o lançamento, re­alizado no último sábado, 2 de outubro, em sala do UCI Cinemas do RibeirãoSho­pping, com sessões exclusivas para atores, equipes e convida­dos, “Experiência Profissional” segue agora o caminho da participação em festivais de curtas-metragens no Brasil e, com sua versão legendada em inglês, no circuito internacio­nal. Mais sobre o filme pode ser acompanhado pelo perfil oficial no Instagram: @filme. experienciaprofissional.

Postagens relacionadas

‘Napoleão’, filme de Ridley Scott com Joaquin Phoenix, chega ao streaming 

Redação 2

Banda de reggae faz shows em RP

Redação 1

Nos 90 anos de nascimento de James Dean, confira a sua contribuição para o cinema

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com