Daniel Malusá Gonçalves, da agência 6P, assume o cargo nessa semana, na presença do Cônsul Geral da Alemanha em São Paulo, Axel Zeidler, com a missão de continuar estreitando o relacionamento da região com a 4ª maior economia do mundo.
Ribeirão Preto e região passam a contar nessa semana com um novo Cônsul Honorário na cidade. O administrador de empresas e publicitário Daniel Malusá Gonçalves assume o cargo com a missão de continuar estreitando o relacionamento da região com a Alemanha, a 4ª maior economia do planeta. A posição estava vaga desde novembro do ano passado e agora volta a prestar serviços consulares, como requerimento de passaportes, autenticação de assinatura e fotocópias, emissão de certificados, requerimentos de constatação da nacionalidade alemã e de atendimento a interesses de cidadãos alemães residentes ou em viagem na região, ou para brasileiros interessados naquele país.
“Aceitei com muita honra e responsabilidade o convite e trabalharei para incentivar um intercâmbio econômico, cultural e educacional cada vez maior entre nossa região, o que inclui as cidades de Franca, Araraquara, Sertãozinho e São Carlos, e a Alemanha”, afirma Daniel Gonçalves. Ele já morou naquele país como estudante na cidade de Tübingen e retornou em viagem algumas vezes. Diretor da agência 6P desde 1998, uma das principais e mais premiadas do interior de São Paulo, integrante da diretoria da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda) e dirigente e fundador da ONG “Bee or not to be”, de proteção ambiental, o novo cônsul honorário também possui experiência na participação e organização de eventos nacionais e internacionais.
Ele cuidará de um relacionamento que já existe desde o final do século XIX, quando personagens empreendedores de origem alemã, como Francisco Schmidt e Antonio Diederichsen, ajudaram a escrever a história de Ribeirão Preto. Influência que hoje se manifesta em áreas como a Educação, através de parcerias com a USP e a UFSCar; na indústria e intercâmbio tecnológico, com empresas como a Volkswagen e Faber-Castell, em São Carlos, Alliage (odontológico) e Gráfica São Francisco, em Ribeirão Preto, e Zanini-Renk, em Cravinhos; no fomento do agronegócio na Agrishow; na cultura e na tradição de produzir cerveja, entre outros segmentos.
Daniel Gonçalves estará diretamente ligado ao Consulado Geral da Alemanha em São Paulo. Axel Zeidler, o Cônsul Geral, um físico com extensa carreira na diplomacia, visita Ribeirão Preto nessa semana para a posse do novo representante local, lembrando que a cidade é a única do interior paulista a contar com uma representação oficial do governo alemão – são mais 14 consulados honorários espalhados pelo Brasil, além da Embaixada em Brasília e quatro Consulados Gerais.
A República Federal da Alemanha (Bundesrepublik Deutschland) possui 82,8 milhões de habitantes, sendo o país mais populoso da União Europeia e lar da terceira maior população de migrantes na Europa. Formada por 16 Estados, sendo Berlim a capital, a Alemanha é o 3º maior exportador e importador do planeta, ocupando também a posição de 2o maior orçamento de Ajuda Humanitária dentro do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados – ACNUR.
O intercâmbio entre Brasil e Alemanha aparece em números: são 1.600 empresas alemãs em território nacional (8-10% do PIB industrial), metade delas no Estado de São Paulo, empregando 250 mil funcionários diretos. A Alemanha é o 4o parceiro comercial do Brasil no mundo, para quem exportamos em 2016 US$ 6,04 bilhões, principalmente em café, soja, minério de cobre, minério de ferro, partes de maquinários, químicos e carnes; e de quem importamos no mesmo ano US$ 9,13 bilhões, principalmente medicamentos, partes de veículos, maquinários, instrumentos, químicos e fertilizantes.
A nacionalidade alemã é a 5ª com maior fluxo imigratório para o Brasil. Estima-se em 5 a 7 milhões o número de descendentes alemães no Brasil. O endereço do Consulado Honorário da Alemanha em Ribeirão Preto, que passa a funcionar oficialmente a partir da segunda quinzena de outubro por agendamento, é rua Prof. Mario Roxo, 260 / Bairro Alto da Boa Vista, CEP 14025-460, fone (16) 3931-1266.