Cerca de 100 militantes do Partido dos Trabalhadores de Ribeirão Preto e região participaram, na manhã deste domingo (27), na sede da agremiação, de um ato de lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva às eleições presidenciais de 2018. Lula está preso em Curitiba desde o dia 7 ade abril, na Superintendência da Polícia Federal, onde cumpre pena de 12 anos e um mês por corrupção ativa e passiva do processo do tríplex do Guarujá.
Foi de lá que, na segunda-feira, Lula emitiu a ordem, por meio de um de seus advogados, de que o PT deveria realizar neste domingo, em todo o país atos de lançamento de sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto, em todas as cidades onde o partido estivesse organizado. A defesa do ex-presidente trabalha com a tese de libertá-lo enquanto não se esgotarem todos os recursos disponíveis. Lula teve prisão decretada pelo TRF-4 após condenação em segunda instância.
Em Ribeirão Preto, vários representantes do PT defenderam a liberdade de Lula e reafirmaram o compromisso de levar a candidatura dele para as ruas. O ex-presidente lidera todas as pesquisas até agora realizadas, com mais de 35% das intenções de votos, de acordo com cada cenário apresentado ao eleitor. Segundo o pré-candidato a deputado federal pela macrorregião de Ribeirão Preto, Jorge Roque, Lula tem legitimidade de governar o país pela terceira vez. “Não há nenhuma prova que o incrimine e o PT é o único partido que dispõe de uma proposta nacional de desenvolvimento”, afirma.
Foto: Divulgação