Levantamento feio pelo Diretório Municipal do Partido Social Liberal (PSL) de Ribeirão Preto revela que o número de filiados na cidade aumentou 340%, de janeiro a agosto deste ano. Neste período, o total de correligionários do presidente eleito Jair Bolsonaro saltou de 150 para 660. Nestes oito meses, 510 pessoas assinaram fichas de filiação, média de 63 por mês, duas por dia. O reflexo também pode ser constatado nas urnas, com as votações para a Câmara e o Senado Federal.
Segundo Evaldo Arantes, que desde agosto de 2017 preside o Diretório Municipal da legenda, as filiações têm aumentado diariamente e são conseqüência do sentimento de mudança da população brasileira que elegeu Jair Bolsonaro como presidente do Brasil e que renovou mais da metade do Congresso Nacional. Com apenas um deputado federal na atual legislatura, o PSL será, em 2019, a segunda maior bancada da Câmara com 52 parlamentares.
Ficará atrás apenas do Partido dos Trabalhadores (PT), que apesar de ter perdido cadeiras, ainda será o maior com 56 deputados – o MDB foi o que mais perdeu: caiu de 66 eleitos em 2014 para 34 em 2018. O filho do futuro presidente, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), foi o mais votado no Estado de São Paulo, com 1.843.735 votos, ou 8,74% dos válidos. Neste ano, a sigla que mais ganhou cadeiras no Senado ainda foi o MDB, com sete senadores eleitos. A Rede Sustentabilidade, partido criado pela ex-senadora e candidata a presidente Marina Silva, elegeu cinco e, junto do PP, têm cinco cada.
Depois, cinco siglas conseguiram quatro senadores cada um: DEM, PSD, PT, PSDB e PSL. Nas eleições anteriores, o partido de Jair Bolsonaro nunca tinha eleito um senador. No Estado de São Paulo, o Major Olímpio obteve 9.039.523 votos (25,8% dos válidos), a quinta maior votação de um senador da história. Para exemplificar o que chama de nova maneira de fazer política, Evaldo Arantes afirma que as filiações estão acontecendo voluntariamente. Ou seja, as pessoas têm procurado o partido na sede do Diretório Municipal, por telefone ou através do site para se filiarem.
“Estamos desenvolvendo ações para aumentar nosso quadro de filiados em Ribeirão Preto e região, mas temos verificado um crescimento natural nesta procura”, afirma. Ele lembra também que a ajuda da Executiva Estadual do PSL tem fortalecido a legenda por aqui. Entre os nomes listados por Evaldo está o do deputado federal eleito Junior Bozela e o de Letícia Aguiar, eleita deputada estadual. “Os dois já visitaram a cidade e vão voltar outras vezes. Estamos trabalhando para ter uma chapa completa para prefeito como para vereadores nas próximas eleições municipais”, garante Evaldo Arantes, destacando que a prioridade é ter na legenda pessoas com passado limpo e desejo de mudar a forma de fazer política no País.
Partido ainda precisa crescer bastante – Apesar do crescimento neste ano, o PSL ainda não está entre os cinco preferidos pelos eleitores filiados em Ribeirão Preto. Pesquisa feita pelo Tribuna junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela que, até agosto, a legenda com mais filiados na cidade era o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) com 7.200 mil filiados, seguido pelo Partido dos Trabalhadores (PT), com 5.300 mil, e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), com 3.400. O Democratas (DEM) vem logo depois com 3.285 membros e o Partido Social Democrático (PSD), tem 1.760.