O quadro de colaboradores das escolas da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto pode ser ampliado com a admissão de psicólogos e assistentes sociais. Estes profissionais devem atender às necessidades dos alunos a partir de uma abordagem multidisciplinar.
A informação tornou-se pública depois que a Secretaria Municipal da Educação respondeu ao requerimento número 6.064/2021, apresentado pelo vereador Matheus Moreno (MDB), que perguntou à prefeitura por quê o Executivo ainda não implementou as duas categorias profissionais na pasta.
A determinação consta da lei federal nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019. O parlamentar cobra uma previsão sobre quando e de que maneira o Executivo faria essa contratação. A secretaria diz que a legislação não determina o contingente de psicólogos e assistentes sociais que deverão atuar nesses serviços ou para quais unidades escolares eles deverão ser alocados.
No retorno, a pasta diz ainda que está regular em relação aos psicólogos porque conta com o Serviço de Psicologia Escolar. Já quanto à assistência social, admite não dispor desse profissional no corpo de servidores, mas que negocia com Secretaria de Assistência Social a cessão deste tipo de profissional.
A ideia é promover o acolhimento intersetorial e multidisciplinar das demandas sociais de alunos e familiares. O parlamentar argumenta que o trabalho dos assistentes sociais ajudaria a aperfeiçoar as relações interpessoais entre alunos, professores e comunidade.
Também garantiria, se necessário, o acesso às políticas públicas de assistência social. Já no caso dos psicólogos, a atuação seria focada em relação ao comportamento, assim como na educação continuada do corpo docente.
“A presença desses profissionais ajudaria muito no diálogo escola-comunidade, escola-aluno e escola-família, principalmente na mediação de conflitos, impactando positivamente na qualidade do ensino e nas relações sociais”, completa o vereador. Procurada pelo Tribuna, a secretaria confirmou as informações repassadas ao vereador.