Tribuna Ribeirão
Esportes

Psicólogo diz que rotina é fundamental para atletas se afastarem da depressão

O mundo luta contra o coronavírus, sendo que um grupo que deve estar sofren­do com os efeitos psicológicos da pandemia são os atletas de alto rendimento. Afinal de contas, além da covid-19, eles enfrentam a decepção com o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio e também com a di­ficuldade que é manter os trei­namentos em nível elevado sem poder sair de casa. É o momento de trabalhar ainda mais o lado mental, que tanto influencia nas grandes decisões.

Especialista em Psicolo­gia do Esporte e, dentre outros trabalhos, psicólogo da seleção brasileira de vôlei masculino na conquista da medalha de ouro nos Jogos do Rio, em 2016, Gil­berto Gaertner alerta para a ne­cessidade de manter a rotina.

“Um ponto fundamen­tal neste momento é manter uma rotina diária de traba­lho, com horários bem defi­nidos. É preciso o tempo para treinar, o tempo para lazer, o de socialização e o de cuidar da própria saúde e de sua fa­mília”, explicou o psicólogo.

Gaertner acredita que o atleta precisa manter a con­centração até mesmo nos momentos em que estariam competindo caso não houves­se a quarentena. “Mas sempre com equilíbrio, para evitar um estresse acentuado, uma exaus­tão e isso pode fazer com que a pessoa largue as coisas e entre em uma situação de desânimo, o que pode iniciar até casos de­pressivos”, ponderou.

O problema é que a maior parte dos atletas não possui uma estrutura completa para suas atividades em casa. O jeito é se adaptar e jamais diminuir o ritmo, afinal de contas, além da pressão em se manter bem fisicamente, os atletas sofrem, como o resto do mundo, pela preocupações com sua saúde e de familiares, em especial, os que estão no grupo de risco.

“Isso pode causar uma ansiedade muito grande, por não conseguir fazer o quer e do jeito que quer. O atleta pode desacelerar e mudar o ritmo, por entender que as dificuldades são muito inten­sas”, explicou o psicólogo.

Postagens relacionadas

Seleção visita Paraguai pelas Eliminatórias da Copa de 2026 

Redação 2

Guga quer mudanças na Davis e vê Copa do Mundo como referência

Redação 1

Palmeiras treina sem Willian e Hyoran

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com