Tribuna Ribeirão
DestaqueEducação

Provão dará vaga em universidades

FERNANDO NASCIMENTO/GOVERNO DE SÃO PAULO

O Provão Paulista para alunos do ensino médio das escolas estaduais vai dar acesso a cerca de 13 mil vagas em cur­sos superiores da Universidade de São Paulo (USP), Universi­dade de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Unesp) e Universidade Virtual do Esta­do de São Paulo (Univesp).

Também permitirá o aces­so às Faculdades de Tecnolo­gia (Fatecs) do Centro Paula Souza já para o ano letivo de 2024. Nesta segunda-feira, 10 de julho, em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, o governador Tarcísio de Frei­tas (Republicanos) autorizou a instituição da nova porta de entrada para as universidades públicas paulistas.

“O que mais motiva a gente nessa missão é poder dar vazão aos sonhos das pessoas e fazer com que sonhos se realizem. Os jovens têm o sonho de entrar na universidade porque ela é um passo para o sucesso profissio­nal, a inserção no mercado de trabalho, emprego de qualidade e autonomia. A gente quer fazer esse sonho cada vez mais pos­sível e que vocês alcancem esse sonho”, diz.

“Agarrem com força as oportunidades e aproveitem cada ferramenta que vai ser dada a vocês”, reforça. A ce­rimônia reuniu o secretário­-chefe da Casa Civil, Arthur Lima; os secretários estadu­ais Renato Feder (Educação), Vahan Agopyan (Ciência, Tec­nologia e Inovação), Gilberto Kassab (Governo e Relações Institucionais) e Lais Vita (Co­municação).

Também participaram os rei­tores Pasqual Barretti (Unesp), Carlos Carlotti Junior (USP) e Tom Zé (Unicamp), a superin­tendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, e o presidente da Univesp, Marcos Borges. As au­toridades assinaram o protocolo de intenções para instituir o Pro­vão Paulista.

A meta é oferecer mais uma opção aos alunos da rede estadual para o ingresso nas universidades públicas de São Paulo. “Não estamos ape­nas dando acesso ao ensino superior, e sim acesso às me­lhores universidades do país. A educação de São Paulo se orgulha de liderar esse pro­cesso de inclusão”, afirma o secretário da Educação.

A nova avaliação da Secre­taria da Educação começa a ser aplicada no próximo mês de novembro de forma seriada, com questões de múltipla es­colha e redação. O teste poderá ser utilizado como acesso di­reto a vagas nas universidades públicas e Fatecs de São Paulo para início do curso em 2024.

“É um momento de alegria. Nós estamos conseguindo uma inclusão efetiva e garantir a in­tegração de atividades, a siner­gia de duas secretarias, quatro universidades e o Centro Paula Souza. É uma iniciativa moti­vante e que certamente vai dimi­nuir a evasão no ensino médio e melhorar o interesse do aluno para continuar estudando ano a ano”, diz o secretário de Ciência.

De acordo com a pasta, a avaliação seguirá os moldes de vestibular, com aplicação pre­sencial fiscalizada nas escolas estaduais, em data única. Todos os estudantes do ensino médio da rede estadual, incluindo os das Etecs, poderão participar do Provão Paulista.

Para 2024, o acesso às vagas nas universidades será obtido pela nota acumulada por alunos nos Provões Paulistas dos dois anos finais do ensino médio. Em 2025, serão considerados os re­sultados nas provas aplicadas ao longo das três séries.

Além de facilitar a entrada no ensino superior, a Secreta­ria da Educação avalia que o Provão Paulista servirá para melhorar o desempenho dos estudantes do ensino médio da rede estadual. A iniciativa também será um instrumento de combate ao abandono e à evasão escolar.

Postagens relacionadas

Acordo deve eleger Maraca na Câmara

Redação 1

Obra em ponte do Royal Parque deve durar quatro meses

William Teodoro

Falsos agentes da Receita são presos em hotel de RP

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com