Tribuna Ribeirão
Geral

Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória

O Instituto de Economia Maurílio Biagi (IEMB), ligado à Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), estima que a antecipação do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS deve injetar, entre abril e maio deste ano, montante bruto de R$ 170.462.288 na economia da cidade (Marcello Casal JrAgência Brasil)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai reto­mar o bloqueio de benefícios de aposentados e pensionistas que não fizerem a chamada prova de vida. O veto ao pagamento es­tava suspenso desde março de 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com portaria publicada no Diário Ofi­cial da União (DOU) desta quinta-feira, 13 de maio, os bloqueios serão retomados a partir da competência de maio de 2021. A comprova­ção de vida pode ser feita por biometria facial, nos aplicati­vos “Meu INSS” e “Meu gov. br” e também nos bancos em que o aposentado ou pensio­nista recebe o benefício.

“A rotina citada abrangerá, na competência maio de 2021, os benefícios em que não hou­ve a realização da comprova­ção de vida por nenhum canal disponibilizado para tal proce­dimento, sendo estes selecio­nados para integrar o primeiro lote do processo de compro­vação de vida por biometria facial”, afirma a portaria.

A partir de junho, o blo­queio por falta de comprova­ção de vida será feito de forma escalonada, de acordo com o não-cumprimento dos prazos para a comprovação, que tem de ser feita anualmente.

Postagens relacionadas

Ônibus elétrico faz teste em nova linha

Redação 1

Festas de Réveillon são canceladas devido à pandemia de covid-19

Redação 1

Larga Brasa

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com