Tribuna Ribeirão
Geral

Proteção animal – Novo lar para filhote resgatado

FOTOS: ALFREDO RISK

João Camargo

No último domingo, 13 de junho, policiais militares e um grupo de protetores de animais de Ribeirão Preto resgataram aproximadamen­te 80 cães que eram mantidos em uma casa em possível si­tuação de risco, no bairro Jar­dim Califórnia, na zona Sul de Ribeirão Preto.
Entre eles estava o Bob, um filhote que foi retirado da casa e ficou sob os cuidados da protetora independente de animais Amanda Gonçalves até que fosse adotado. O que de fato aconteceu na quarta­-feira, 16 de junho, quando a dona de casa Albertina San­tana Lima de Jesus o recebeu.

Esse é o primeiro cachor­ro de Albertina, que contou que ficou muito emocionada ao tomar conhecimento des­sa história. “Eu fiquei saben­do do caso pelo jornal. Fiquei emocionada de ver tantos ca­chorrinhos. Na hora eu pen­sei que eles precisavam de um lar, de uma pessoa para cuidar, dar carinho e amor, como o Bob está recebendo agora”, disse a dona de casa.

Albertina é casada e pos­sui dois filhos. De acordo com ela, todos estão apaixo­nados pelo filhote que já é a alegria da família. “Ele é mui­to carinhoso. Onde vamos, ele vai atrás. Só fica grudado no nosso pé. Agora, a minha filha, o meu filho e o meu es­poso estão disputando para ver no colo de quem ele fica”, comentou.

O resgate
No dia do resgate, os agentes do 51º Batalhão de Polícia Militar do Interior foram acionados até o local após receberem denúncia de que naquele endereço havia um número significativo de cães, que estariam se repro­duzindo sem controle.

Ainda de acordo com a denúncia, alguns filhotes, in­clusive, teriam se afogado em uma piscina da residência. De acordo com a protetora de animais Amanda Gonçal­ves, este caso já era comenta­do há cerca de um ano, mas ninguém de fato sabia da gra­vidade da situação.

Na ocasião, foi feito conta­to com a proprietária do imó­vel que autorizou a entrada de quatro protetores, sendo Amanda um deles. “Antes de eu entrar, foram três outros lá para dentro e, quando vol­taram, estavam em choque”, disse a protetora.

Amanda disse ainda que conseguiram resgatar 70 cães que foram colocados para ado­ção. Além destes, outros 12 já tinham sido levados por vizi­nhos que também se prontifi­caram em adotar. No entanto, a protetora também relatou que foram retirados três cães já sem vida da residência.

Segundo a Polícia Mili­tar, durante a ação de resga­te, uma médica veterinária esteve presente ao local e viabilizou a condução dos cachorros, dando prioridade de atendimento aos que mais necessitavam.

Divisão de Bem-Estar Animal
Ainda naquele domingo, testemunhas que acompanha­ram a ocorrência relataram que chegaram a entrar em con­tato com a Divisão de Bem­-Estar Animal (DBEA), mas ninguém compareceu para au­xiliar na condução da situação.

No entanto, em resposta ao jornal Tribuna, a DBEA informou, por meio de nota, que realizou visita técnica ao local na segunda-feira, 14 de junho, na qual foi constatado que a casa é espaçosa, com quatro pavimentos, pouquís­simos móveis, entrada de luz natural e boa ventilação.

A Divisão ressaltou ainda que havia duas faxineiras re­alizando a limpeza do imóvel. Os cerca de 50 cães estavam espalhados pelos cômodos e também havia alguns na área externa, ao redor da piscina. “Os animais aparentavam estar com boa saúde, e a pro­prietária do imóvel afirmou que ela mesmo compra ração para alimentá-los”, comple­tou em nota.

Em relação à castração, a DBEA disse que está em con­tato diário com a tutora dos animais para organizar as castrações o mais breve pos­sível. Já ao se tratar de uma questão de acumuladora, o Comitê Intersecretarial de Atenção às Pessoas em Situa­ção de Acumulação também vistoriou o local e constatou que a proprietária não acu­mula objetos diversos.

Postagens relacionadas

Exército volta a autorizar novos CACs

Redação 2

USP fica entre 100 melhores universidades no mundo na área de Saúde

Redação 1

Entidades avaliam acessibilidade de plataformas para reuniões virtuais

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com