Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Promotor defende o retorno de Bambi

Foto: JF Pimenta

O promotor Wanderlei Trin­dade, da área do Patrimônio Público de Ribeirão Preto, defende a volta da aliá Bam­bi para o Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto. A manifestação datada de novembro consta da ação judicial que determi­nou a transferência do animal para o Santuário dos Elefantes, na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso do Sul.

De acordo com o promo­tor, a elefanta de 58 anos, qua­tro toneladas e três metros de altura estava sendo bem trata­da em Ribeirão Preto e faz par­te do patrimônio público da cidade.Portanto, deveria ficar no município. Em seu parecer, Trindade cita que é do interes­se da população local e da Re­gião Metropolitana a perma­nência de Bambi no Bosque Zoológico Fábio Barreto.

Também destaca que o Bos­que Fábio Barreto vinha promo­vendo as adequações necessárias para permanência do animal no zoo, seguindo as recomenda­ções da Associação de Aquários e Zoológicos do Brasil, da Secre­taria de Estado da Infraestrutu­ra e Meio Ambiente (Sima) e do Conselho Regional de Me­dicina Veterinária.

O pedido do promotor ain­da precisa ser analisado pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Ri­beirão Preto, onde corre o pro­cesso. O Tribuna tentou falar com Wanderlei Trindade sobre sua manifestação no processo, mas não conseguiu. Ele também não retornou às mensagens en­viadas por WhatsApp.

Bambi foi transferida para o santuário em 24 de setembro, ou seja, dois meses antes da mani­festação do Ministério Público de São Paulo (MPSP). Antes de ser transferida os técnicos do santuário realizaram – durante três dias – várias tentativas para convencer a aliá a entrar na caixa em que seria transportada para o Mato Grosso do Sul.

A distância entre Ribeirão Preto e a Chapada dos Gui­marães é de 1.250 quilôme­tros. Bambi chegou ao Santu­ário de Elefantes do Brasilem 26 de setembro, após dois dias de viagem. É a sétima aliá elefanta do local. Gui­da e Maia foram os primeiros elefantes e chegaram em Mato Grosso em outubro de 2016.

Também já viveu no local a elefanta Ramba, que morreu em dezembro do ano passado. Gui­da morreu em junho de 2019. Atualmente, além de Maia, vi­vem no local Rana, Lady, Mara e agora, Bambi, a única indiana – as outras são asiáticas. Ini­cialmente, a alía passou pelo centro de medicina veterinária do santuário e ficou em um es­paço de três hectares, equiva­lentes a três campos de futebol, preparado para ela.

Ainda enfrentou um grande incêndio que atingiu a região em outubro. Depois de adapta­da, Bambi seria levada para um espaço bem mais amplo, com 28 hectares divididos entre riacho, lago, árvores e um espaço com lama. Para conseguir os recursos da transferência, o Santuário dos Elefantes realizou pela internet uma campanha denominada “Bambi vem para a manada” e conseguiu arrecadar R$ 50 mil reais na vaquinha virtual.

A aliá indiana Bambi che­gou ao Bosque Fábio Barreto em 23 de julho de 2014. Veio do zoológico municipal da ci­dade de Leme (SP) por deter­minação da antiga Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Na época, a pasta considerou o local e o espaço em que ela vivia inadequados.

Antes, pertencia ao Circo Stankowich. Com quatro tone­ladas e três metros de altura, tem 58 anos, é cega do olho esquer­do e tem dificuldade de masti­gação (deslocamento de retina bilateral, catarata bilateral e lesão óssea crônica inflamatória em membro posterior direito).

O Bosque Fábio Barreto tem agora apenas uma aliá, Maison, de aproximadamente 48 anos. Asiática, ela pesa quatro tonela­das. Ela chegou ao zoo de Ribei­rão Preto em 17 de outubro de 2011, doada ao município pelo proprietário do Circo Kronner, Carlos Antônio Spíndola, o po­pular “Biriba”. Veio do Uruguai, onde trabalhou debaixo da lona até o governo, a exemplo de ou­tros países como o Brasil, proibir a apresentação de animais em espetáculos circenses.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Doar sangue é um ato nobre

Redação 1

William Teodoro

Rede de transporte ganha novo nome 

Redação 10

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com