Tribuna Ribeirão
Política

Promessa de Ciro depende da Justiça

“Todas as cabeças dessas facções criminosas, que co­mandam o crime de dentro da cadeia, com a anuência e acor­do das autoridades de São Pau­lo e do Rio de Janeiro, no caso do PCC [Primeiro Comando da Capital] e Comando Ver­melho, serão, imediatamente, eu tomando posse, transferidas para presídios federais.”

A promessa foi feita pelo candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, em sabatina realizada pelo UOL, Folha de S.Paulo e SBT, na manhã desta segunda-feira (3). No entanto, especialistas em segurança e investigadores afirmam que a proposta não é tão simples de ser colocada em prática, uma vez que as transferências são feitas judicialmente, e não a partir de uma decisão mono­crática do presidente.

Ciro Gomes disse que, se eleito, pretende transformar a segurança pública em federal, desde a investigação até a pri­são. “Pretendo dar efetivida­de ao Susp (Sistema Único de Segurança Pública) e reforçar, muito pesadamente, o orça­mento na Senasp \(Secretaria Nacional de Segurança Públi­ca)”, afirmou.

Para ele, a grande “tarefa” é unificar as cabeças da inteli­gência policial entre as forças estaduais e federais. “A ação será cirúrgica. Ao invés de aparatosa, nós vamos mapear, infiltrar e cortar a cabeça do crime organizado, , uma, duas, três vezes”, disse.

Marcio Sergio Christino, procurador do MP-SP (Minis­tério Público de São Paulo) que participou das primeiras inves­tigações sobre o PCC no esta­do, afirmou que a transferência de líderes de facções para presí­dios federais pode ser positiva, mesmo que o presidente não tenha esse poder.

Renato Sergio Lima, presi­dente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, diz “trans­ferir presos é uma decisão do judiciário e é preciso construir uma ação conjunta que leve em consideração esse fato. O presi­dente, sozinho, não tem força para determinar transferên­cias. Mas ele pode ser o indutor de uma mudança da forma de encontramos problema”, disse.

Postagens relacionadas

Bom Prato do HC vai mudar de local

Redação 1

Advogada da Sevandija obtém prisão domiciliar

Redação 1

Transparência – Vencedoras de licitação deverão publicar dados

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com