Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Projeto voluntário adestra cães para ajudar cadeirantes em RP  

Cazarotte trabalhou 26 anos no Canil da PM (Max Gallão Mesquita)

Adriana Dorazi – especial para o Tribuna Ribeirão

“Mãos na Roda – Doutores de Patas”. Esse é o nome de um projeto voluntário que está sendo lançado em Ribeirão Preto para ajudar cadeirantes com cães capazes de ajudar nas atividades diárias e suporte emocional. A iniciativa é do sargento PM Ricardo Cazarotte. Ele tem um currículo extenso de atividades com cães adestrados dentro e fora da carreira militar. Agora, aposentado, busca promover inclusão e autonomia ao reunir os cachorros especialmente treinados com pessoas com deficiência que utilizam a cadeira de rodas.

O trabalho começa no centro de treinamento de Cazarotte onde os animais são selecionados e começam a passar pelo trabalho de adestramento personalizado. Atividades como andar bem próximo à cadeira, sem oferecer perigo ao tutor, ou pegar um controle remoto no chão, por exemplo, fazem toda diferença na rotina diária.

A ex-ginasta Laís Souza, que ficou tetraplégica após um acidente de esqui em 2014, faz parte da divulgação do projeto que em 2024 beneficiará 20 cadeirantes. Cães adotados têm prioridade. Os interessados da cidade e da região precisam apresentar uma redação contando a história pessoal, destacando o compromisso com a inclusão.

“Sempre tive vontade de fazer esse trabalho. Muitas vezes o cadeirante fica em casa sozinho, sem uma atividade. Agora não ficará mais! Estará conosco nesse trabalho realizado aos sábados. É integração social para essa pessoa e nova oportunidade para o cachorro abandonado”, destaca Cazarotte.

O treinamento dos tutores e cães será realizado entre março e setembro, sem custo. Ao final todos participarão do Desfile do Dia da Independência para mostrar tudo que aprenderam. “O cadeirante irá treinar seu próprio cão, vivenciar situações sociais nas quais o animal poderá auxiliar. É a minha forma de agradecer esse dom que Deus me deu. Quando cada um de nós faz um pouco o mundo fica bem melhor, afirma.

Mais sobre o projeto 

Cães serão treinados para as necessidades específicas de cada cadeirante (Max Gallão Mesquita)

Dados da prefeitura de Ribeirão Preto confirmam que mais de 15 mil pessoas na cidade apresentam deficiência física. O projeto poderá ter os resultados ampliados quando os participantes puderem treinar mais cães como trabalho voluntário ou fonte de renda.

Cazarotte frisa que o objetivo principal é promover inclusão e autonomia. “Participando do projeto o cadeirante tem oportunidade de criar uma convivência feliz e de ajuda mútua com o cão, uma jornada de aprendizado e descobertas. Através de técnicas adaptadas e atividades especialmente planejadas, o Mãos na Roda visa fortalecer a confiança, a coordenação motora e a interação social, enquanto os cães se tornam amigos leais compreendendo e atendendo as necessidades específicas de cada cadeirante”, relata.

Além de desenvolver habilidades práticas, o projeto promove valores como empatia, paciência e responsabilidade. A conexão entre o cadeirante e o cão proporciona alegria e carinho, constrói uma parceria única, baseada na compreensão mútua. “O trabalho quebra barreiras físicas, empodera os cadeirantes e mostra ao mundo que, quando mãos e patas se unem, grandes transformações acontecem”, finaliza. Interessados podem entrar em contato pelo telefone: 16 99744-2844.


 

Postagens relacionadas

Larga Brasa

Redação 1

PUBLICIDADE: Barão Imóveis

Redação 1

Feira de orquídeas é a atração em RP  

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com