Seis alunos da rede pública de ensino do oitavo ano do Ensino Fundamental II de Ribeirão Preto e São Simão vivenciarão uma experiência única de intercâmbio cultural em Lisboa, Portugal, para percorrer e reviver os caminhos de Dom João e da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil. Os estudantes foram escolhidos entre os quase 500 inscritos das escolas participantes da região.
Criado pela Origem Produções e com patrocínio da RTE Rodonaves, o projeto favorece a formação específica de professores, estimula o aprendizado e oferece a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil. O resultado: um grupo de 63 estudantes e sete professores da rede pública de ensino de diversas cidades brasileiras irão passar dez dias em Lisboa, a partir de domingo, 18 de novembro.
Uma oportunidade única. Um projeto único. Incentivar a arte-educação, estimular a criatividade, ressignificar a aprendizagem, possibilitar vivências e valorizar a nossa cultura são apenas algumas das grandes propostas do “Era uma vez… Brasil”, desenvolvido pela Origem Produções para professores de História e estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental.
O projeto é um programa de atividades que colaboram com o desenvolvimento da cultura nacional e promove o enriquecimento dos alunos envolvidos por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais, tendo como base o livro “1808”, do escritor e jornalista Laurentino Gomes, que aborda a transferência da família real e da corte portuguesa para o Brasil.
Dividido em três etapas, o “Era uma vez… Brasil” favorece a formação específica de professores de História da rede pública, apresentando novas ferramentas de ensino-aprendizagem, como a produção de histórias em quadrinhos e de vídeos para se ensinar História, também proporciona vivências e imersões culturais ao lado de comunidades indígenas e quilombolas, onde eles atuam como protagonistas da própria história, relatando a forma de vida aos alunos.
“Em 23 anos lecionando História em escola pública, por mais que eu tentasse encantar meus alunos com os temas trabalhados em sala de aula, com todas as alternativas didáticas que utilizei, foi a primeira vez que alguns alunos mergulharam na possibilidade de percorrer, ao vivo, lugares históricos como se fossem os protagonistas… a expectativa foi marcante”, relata a professora Jozi Rodrigues, de Ribeirão Preto.
O projeto estimula mais de dez mil alunos a compreender a história do Brasil e refletir sobre o cenário atual. O grande prêmio, na verdade, é o de despertar o lado crítico desses adolescentes para que entendam a sua própria história e passem a ver o seu país sob outra perspectiva. Os alunos e professores selecionados para o intercâmbio cultural são de Lençóis Paulista, Macatuba, Araraquara, Ribeirão Preto, Rincão, São Simão e Gavião Peixoto, em São Paulo; Salvador e Mata de São João, na Bahia; e Belo Jardim, em Pernambuco.