Tribuna Ribeirão
Cultura

Projeto vai levar jovens a Lisboa

Seis alunos da rede pública de ensino do oitavo ano do Ensino Fundamental II de Ribeirão Pre­to e São Simão vivenciarão uma experiência única de intercâmbio cultural em Lisboa, Portugal, para percorrer e reviver os caminhos de Dom João e da corte portugue­sa antes da chegada ao Brasil. Os estudantes foram escolhidos entre os quase 500 inscritos das escolas participantes da região.

Criado pela Origem Produ­ções e com patrocínio da RTE Ro­donaves, o projeto favorece a for­mação específica de professores, estimula o aprendizado e oferece a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil. O resultado: um grupo de 63 estudantes e sete professores da rede pública de ensino de diversas cidades brasileiras irão passar dez dias em Lisboa, a partir de domin­go, 18 de novembro.

Uma oportunidade única. Um projeto único. Incentivar a arte-educação, estimular a cria­tividade, ressignificar a apren­dizagem, possibilitar vivências e valorizar a nossa cultura são apenas algumas das grandes propostas do “Era uma vez… Brasil”, desenvolvido pela Ori­gem Produções para professores de História e estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental.

O projeto é um programa de atividades que colaboram com o desenvolvimento da cultura nacional e promove o enriqueci­mento dos alunos envolvidos por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais, tendo como base o livro “1808”, do escritor e jornalista Laurentino Gomes, que aborda a transferên­cia da família real e da corte por­tuguesa para o Brasil.

Dividido em três etapas, o “Era uma vez… Brasil” favorece a formação específica de profes­sores de História da rede pública, apresentando novas ferramentas de ensino-aprendizagem, como a produção de histórias em quadri­nhos e de vídeos para se ensinar História, também proporciona vivências e imersões culturais ao lado de comunidades indígenas e quilombolas, onde eles atuam como protagonistas da própria história, relatando a forma de vida aos alunos.

“Em 23 anos lecionando His­tória em escola pública, por mais que eu tentasse encantar meus alunos com os temas trabalhados em sala de aula, com todas as al­ternativas didáticas que utilizei, foi a primeira vez que alguns alunos mergulharam na possibilidade de percorrer, ao vivo, lugares históri­cos como se fossem os protago­nistas… a expectativa foi marcante”, relata a professora Jozi Rodrigues, de Ribeirão Preto.

O projeto estimula mais de dez mil alunos a compreender a história do Brasil e refletir sobre o cenário atual. O grande prêmio, na verdade, é o de despertar o lado crítico desses adolescentes para que entendam a sua própria his­tória e passem a ver o seu país sob outra perspectiva. Os alu­nos e professores selecionados para o intercâmbio cultural são de Lençóis Paulista, Macatu­ba, Araraquara, Ribeirão Preto, Rincão, São Simão e Gavião Peixoto, em São Paulo; Salvador e Mata de São João, na Bahia; e Belo Jardim, em Pernambuco.

Postagens relacionadas

Ministra Damares engrossa coro contra ‘Cuties’, da Netflix: ‘é abominável’, diz

Redação 1

Prime Video vai lançar série ‘live-action’ de ‘Homem Aranha Noir’

William Teodoro

Maguta retorna ao ‘Sound Open’

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com