Tribuna Ribeirão
Cultura

Projeto traz ‘slam’ e análise de livro

A Fundação do Livro e Lei­tura de Ribeirão Preto apresen­ta novas atividades da “40tena Cultural” nesta primeira se­mana de fevereiro. O “Slam da Cana” abre a programação com um bate-papo nesta ter­ça-feira, dia 2, às 20 horas. Já na quinta-feira (4), no mesmo horário, acontece mais uma edição do quadro fixo “Defen­da seu Best”.

Desta vez o evento terá a presença da poeta Mel Du­arte, que abordará a obra “Histórias de leves enganos e parecenças”, de Conceição Evaristo, autora homenagea­da da 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto. O encontro será mediado pelo professor Michel Leandro.

O encontro poético desta terça-feira acontecerá pelo Ins­tagram e conta com a presença dos responsáveis pelo projeto, Natalia Marques Emaye e Bet­to Souza. Para compartilhar as experiências que tiveram nos “slams”, os campeões de edi­ções passadas também partici­parão da conversa. São eles Ka­mila Andrade, Ton, Matheus Amaral e Lua MC.

O “Slam da Cana” é uma iniciativa poética que visa a di­vulgação e propagação da pa­lavra como objeto transforma­dor. Segundo o poeta e artista visual, Betto Souza, o projeto é um momento em torno da palavra falada. “Observando o ‘slam’ e sua atuação de de­mocratização da poesia e da literatura, iremos compartilhar e refletir, em conjunto, nossas experiências com o projeto”.

A atividade será dividi­da em dois momentos – no primeiro cada participante irá se apresentar e contar so­bre o projeto de forma bre­ve. “Iremos conversar sobre o que é o ‘slam’, sua história, funcionamento, porque nós chamamos ‘Slam da Cana’ e introduzir o tema como espa­ço de democratização da lite­ratura e poesia”, adianta Betto Souza. Já a segunda parte do encontro foi reservada para uma interação com o público presente. “E cada slammer irá recitar uma poesia”.

“Defenda seu Best”
A segunda atividade da se­mana acontece na quinta-feira (4), às 20 horas, pelo Instagram e plataforma da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, com a participação da poeta Mel Duarte e mediação do professor Michel Leandro.

Esta edição do “Defenda seu Best” contará com análi­se da obra da escritora Con­ceição Evaristo, “Histórias de leves enganos e parecenças”. A atividade é gratuita e aberta ao público. Para Mel Duarte, a escritora Conceição Evaristo é uma referência viva.

“Ela circula entre nós e nos ensina não só com suas falas e presença, mas, sobretudo, com sua literatura cuidadosa”, destaca. Segundo ela, o livro apresenta contos e uma novela e que se sentiu tocada e per­tencente à história, tanto que achou pertinente dividir com o público sua experiência.

“A obra de Conceição Evaristo é extremamente re­levante, não só hoje, mas des­de que foi publicada – e será por muito tempo ainda”, afir­ma a poeta. Para ela, diversas pessoas veneram o lado poe­ta da autora, mas ela acredita que seria confortável debater sobre um dos livros de poesia de Conceição.

“Essa obra navega por um outro viés da contação de his­tória, que em sua fala me en­canta muito, o que não deixa de ser poético. Acho importante, sempre que possível, relembrar os leitores desse livro”. A poeta diz que está feliz em poder fa­lar sobre a obra de Conceição Evaristo com outras pessoas e trocar impressões.

“Levarei minhas melhores impressões sobre esta obra da autora. A conversa não será uma aula e sim uma excelen­te oportunidade para a troca e presença, mais próximos, nestes tempos de distancia­mento físico”, comenta a po­eta Mel Duarte.

Postagens relacionadas

Anavitória – Dupla fará show com casa lotada

William Teodoro

Pausa para Sandy

William Teodoro

Última semana de eventos natalinos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com