A edição de lançamento do “Janelautoral” traz a cantora e compositora carioca Gabi Buarque pela primeira vez a Ribeirão Preto. O projeto foi idealizado pela cantora e produtora Jacque Falcheti, em parceria com a Casa das Artes, e pretende fomentar a cena autoral da cidade, além de realizar intercâmbios artísticos seguindo a ideia da nova produção, de artistas com trabalhos autorais e inéditos de variados estilos.
Os shows são realizados uma vez por mês, sempre às quintas-feiras, na Casa das Artes, na rua Duque de Caxias nº 141, no Centro Velho de Ribeirão Preto – onde também atende o Armazém Baixada. O show desta quinta-feira, 2 de maio, terá início às 20 horas. Mais informações pelo telefone (16) 99251-5127. O ingresso custa R$ 10 e está à venda somente na bilheteria – conta com estacionamento exclusivo (R$ 10).
Sobre Gabi Buarque
Gabi Buarque, cantora e compositora carioca, tem dois CDs lançados, “Deixo-me acontecer” (2011) e “Fiandeira”(2014). Já realizou turnês pelo Brasil e pela Europa (EuroTour2017, por Portugal, Espanha e França), onde apresentou um espetáculo de poemas e canções inéditas, num diálogo com as músicas gravadas nos álbuns.
Citado na lista de melhores CDs de 2015 pelas revistas japonesas Latina e Fígaro, “Fiandeira” foi lançado no Japão (2016), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM) e Belém (PA), com participação de Jaques Morelenbaum. Premiada como melhor intérprete no Festival das Rádios Públicas do Brasil por dois anos consecutivos, participou do programa “Sr. Brasil” da TV Cultura, apresentado por Rolando Boldrin.
Além do seu trabalho autoral, Gabi Buarque idealiza e roteiriza projetos que integram música e poesia, como “Terra Estrangeira”, que aborda a temática dos refugiados a partir de fotos de Elisabete Maisão, e “Gabi Buarque canta Chico, versos Pessoa”, um paralelo entre a obra de Chico Buarque e Fernando Pessoa. Como integrante do Grupo Mulheres de Chico, a cantora já se apresentou para mais de 100 mil pessoas durante o carnaval do Rio de Janeiro.
A idealizadora e produtora do “Janelaautoral”
Jacque Falcheti é formada em Música pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e atualmente cursa MPB/ Jazz – Canto Popular no Conservatório Dramático e Musical Doutor Carlos de Campos de Tatuí (SP). Cantora, tem dois CDs lançados: “Passim” (2016), de música autoral, em duo com Flávio Vasconcelos, gravado e produzido pelo Musibéria em Serpa-Portugal, e “Flor de Aguapé” (2017), de choro cantado, projeto selecionado e financiado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAc) com o grupo homônimo, premiado na 17ª posição dos melhores discos de 2017.
Participou de Festivais de música nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e no exterior. Realizou turnês internacionais para shows na Itália, França, Portugal, Espanha, Bélgica, Holanda e Inglaterra. Também esteve na Tunísia, Argentina e Uruguai. Foi professora do projeto de extensão da Universidade Federal de São Carlos “Conhecendo o Choro” e tutora do curso de Educação Musical à distância da mesma universidade.