Tribuna Ribeirão
Política

Projeto tipifica crime em troca de atividade sexual

O projeto de lei número 4.534/2021, que tipifica crime de abuso de poder em troca de atividade sexual, foi apro­vado pelo plenário da Câmara dos Deputados, na noite de quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O texto teve parecer favorável da deputada Maria do Rosário (PT-RS), relatora na Comis­são de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ). A pro­posta agora vai para análise e votação no Senado.

O projeto, da deputada Tabata Amaral (PSB-SP), es­tabelece nova tipificação no Código Penal e define pena de reclusão de dois a seis anos. Na situação em que a atividade se­xual for consumada, a pena é agravada e passa a ser de 6 a 10 anos de reclusão. Caso o agen­te seja funcionário público, ela será somada àquela que trata de crime contra a administra­ção pública.

Tabata Amaral citou dados da organização Transparên­cia Internacional, segundo os quais, em 2019, na América Latina, uma em cada cinco pessoas foi vítima ou conhecia vítimas desse tipo de conduta quando buscaram algum ser­viço público.

Já a relatora Maria do Ro­sário disse que a aprovação do projeto vai preencher lacuna legislativa existente no Brasil, “mas também servirá de refe­rência internacional diante da lacuna também existente nas leis dos demais países e em tratados e convenções internacionais”.

Postagens relacionadas

Câmara de RP já está em recesso

Redação 1

Henrique Alves pediu interferência de Sarney

Redação 1

Waldyr Villela volta para a Câmara

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com