A programação desta semana da “40tena Cultural”, projeto da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, apresenta duas atividades: o bate-papo “Sarau do Binho: resistência e poesia na Zona Sul de São Paulo”, nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, e contação da história de Mia Couto, “O beijo da palavrinha”, com a atriz Poliana Savegnago, no sábado (13).
A agenda da semana oferece discussão sobre sarau e entretenimento para a criançada, transmitidas pelas redes socais da entidade: Instagram (@fundacaolivrorp), YouTube (FeiraDoLivroRibeirao) e plataforma (www.fundacaodolivroeleiturarp.com). A participação é gratuita.
A agenda começa nesta quarta-feira, às 20 horas, com um bate-papo descontraído sobre poesia e literatura com o Sarau do Binho, que existe há 18 anos na Zona Sul de São Paulo, promovendo a articulação e o intercâmbio de informações relacionadas às várias manifestações culturais da região de Campo Limpo.
É um evento que reúne pessoas ligadas a várias linguagens culturais, como poetas, artistas plásticos, músicos, cineastas, fotógrafos, atores e outros. Neste encontro, o público pode esperar um bate-papo informal, com histórias e, claro, muita poesia, é o que garante o poeta, articulador cultural e idealizador do Sarau do Binho, Robinson de Oliveira Padia, o Binho.
“Nossa expectativa é compartilhar um pouco sobre nossa história, nossas conquistas e desafios e expandir para além da nossa área, da nossa cidade”. O encontro será mediado pela MC, arte educadora, cantora e compositora Kamila Andrade.
Contação de Histórias – No sábado (13), às 16 horas, a programação é voltada para toda a família com a contadora de histórias Poliana Savegnago, que participa da programação contando a história “O beijo da palavrinha”, de Mia Couto, autor homenageado pela 20º Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), que será realizada em agosto.
Poliana Savegnago explica que, por gostar do autor, foi fácil escolher a obra de literatura infantil. “É um livro que utilizo muito para criar o hábito e afeição por literatura nas crianças. É uma obra que traz muitos estímulos visuais e auditivos para o público infantil”, diz.
A atriz espera que o encontro neste sábado estimule e fomente o bem-estar e reflexões em todos os participantes. “Espero que as pessoas deem um tempo na rotina para acompanhar a atividade. E que elas tenham curiosidade em conhecer mais sobre a obra e o autor”.
Poliana Savegnago é atriz, contadora de histórias, educadora, brincante e pesquisadora da Cultura Tradicional da Infância. Integrou o Grupo Teatral Engasga Gato por onze anos, participando de todas as suas montagens e realizações de 2007 a 2018. Desde 2007 dedica-se às vivências tradicionais da Cultura Brasileira, através da transmissão de saberes de diferentes mestres de todo Brasil.