Segundo balanço divulgado pela prefeitura de Serrana e pelo Instituto Butantan, o “Projeto S” já imunizou 22.933 pessoas contra a covid-19 na cidade da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. A informação traz dados da vacinação realizada em 17 dias com moradores das regiões verde, amarela e cinza, que terminou no último domingo (7), e da azul (3.905), a última etapa, que começou na quarta-feira (10) e vai até 14 de março.
Os números foram atualizados nesta sexta-feira (12). Os 22.933 imunizados correspondem a 80,8% do público-alvo, formado por 28.380 mil serranenses adultos – acima de 18 anos. Os vacinados do grupo cinza representam 92,5% do número total de cadastrados na região. Na zona verde foram imunizados 92,6% dos moradores. Já na zona amarela a imunização atingiu 94,8% das pessoas deste grupo. Na azul, em dois dias, na quarta (10) e na quinta-feira (11), foram vacinadas 3.905 pessoas, 47,2% do total desta área.
Os dados são da prefeitura de do Butantan. A população da região verde recebeu a primeira dose entre os dias 17 e 21 de fevereiro, a da amarela entre 24 e 28 de fevereiro e a da cinza, de 3 a 7 de março. As pessoas que moram na região azul receberão a primeira dose da Coronavac até domingo, 14 de março.
Segundo Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, foram separadas 60 mil doses da Coronavac para esta pesquisa. Só não participam menores de 18 anos, grávidas, lactantes e os que não podem tomar a vacina por recomendação médica. O “Projeto S” é uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a prefeitura de Serrana. A cidade tem 45.844 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ou seja, 61,9% da população será imunizada – 50% já receberam a primeira dose. Somente moradores podem participar. A segunda dose começará a ser aplicada entre o 21º e o 30º dia após a primeira, com data já definida: 17 de março para os moradores da região verde. A expectativa é que a vacinação seja concluída em dois meses. A estimativa é a de que em 13 semanas já seja possível obter as respostas necessárias para conhecer os efeitos da imunização em massa.
A vacinação em massa faz parte de um estudo inédito no mundo que tem como objetivo testar a redução do contágio pelo novo coronavírus em uma população. Os 28.380 moradores acima de 18 anos receberão a dose da Coronavac – imunizante desenvolvido pelo Butantan em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac.