No próximo sábado (21), a partir das 8h30, o projeto social Projete – que desenvolve competências socioemocionais, trabalha empreendedorismo, organização financeira entre outros conteúdos com jovens do ensino médio de escola pública – realiza uma live pelo seu canal do Youtube (Projete o Futuro) para falar e dar dicas sobre vestibulares.
Durante o evento, os ex-vestibulandos Vinicius Guarca e Hariff Barbosa irão explicar aos estudantes como são os processos seletivos de vestibulares nacionais e seus principais conteúdos, além de mostrar as ferramentas do ENEM, como por exemplo o uso de suas pontuações para selecionar um curso e como funcionam o SISU, ProUni e FIES, reservando um espaço para esclarecer dúvidas.
“O ensino superior é mais do que uma qualificação profissional, é uma possibilidade de elaboração de diversas habilidades pessoais. Não me identifico com discursos que determinem que todo jovem siga por esse caminho, já que nem todo estudante se identifica com a continuidade dos estudos pós ensino médio. Mas, apesar desse meu posicionamento, julgo fundamental que todo jovem conheça essa possibilidade e arrisque se enxergar nela. O vestibular representou para mim um divisor de águas em relação a questões pessoais e profissionais. Foi uma esperança de mudanças de uma realidade de vida que era comum no meu contexto de periferia”, comenta a convidada Hariff Barbosa, formada em psicologia na USP-RP.
Segundo a pesquisa da PNAD Educação em 2019, das 50 milhões de pessoas de 14 a 29 anos do país, 20,2% (ou 10,1 milhões) não completaram alguma das etapas da educação básica, seja por terem abandonado a escola, seja por nunca a terem frequentado. Os jovens poderão conhecer um pouco melhor da trajetória de estudos para vestibulares através de histórias reais e como a educação se torna base para transformar o futuro.
“Sou nascido e criado no bairro com mais favelas da minha cidade. Em um contexto assim, infelizmente, não é comum continuar estudando após o fim do ensino médio. Quando decidi ingressar em uma universidade, inicialmente, não foi pelo amor de estudar, mas sim para tentar um futuro diferente e com mais possibilidades. Ingressar em uma universidade, especialmente pública, não se resume a ter acesso aos conteúdos, mas sim também às experiências, oportunidades e contatos”, frisa o estudante de economia da USP-RP, Vinicius Salva Guarca.
Com participação da tutora Giovanna Targas, formanda em Letras, os jovens terão uma aula de redação com as principais dicas e a contextualização da importância da construção de um bom texto para maior pontuação no vestibular. Por fim, receberão indicações de cursinhos preparatórios gratuitos que podem aprimorar os estudos.
Serviço
Projete Vestibular
Data: 21/08 (sábado), das 8h30 às 12h
Local: Canal do Youtube ao vivo (Projete o Futuro)
Evento gratuito e aberto ao público
Mais informações:
Instagram: @projeteofuturo
Facebook: Projete o Futuro