A arte aliada ao desenvolvimento profissional e humano. É o que pretende o projeto Saci Pererê Cultural, que está oferecendo 380 vagas gratuitas em oficinas de artes cênicas, circenses, ilusionismo, ballet, danças urbanas, capoeira, violino, piano, teclado e violão, direcionadas aos adolescentes de Ribeirão Preto, entre 12 e 16 anos.
As pré-inscrições das oficinas já estão abertas. É só clicar no link https://forms.gle/HQNCHG8Kjmw6YDh76 e preencher os dados, ou pessoalmente, a partir de 1o de fevereiro, na sede do Centro Cultural Campos Elíseos, na rua Capitão Salomão n° 250. O prazo das pré-inscrições termina em 18 de fevereiro de 2022.
As oficinas serão distribuídas em quatro locais: Centro Cultural Campos Elíseos, Quintino Facci II (rua Ernesto Petersen nº 36), Vila Tecnológica (rua Américo Bíscaro nº 1, Jardim Alexandre Balbo) e CEU das Artes (rua Benedito Jacinto de Sousa, 330, bairro Florestan Fernandes). As aulas de instrumentos musicais contarão com material didático e todos os alunos receberão uniforme e o certificado no final do projeto.
As oficinas serão realizadas durante oito meses: de 1° de março a 30 de novembro de 2022, com férias em julho, de segunda a sexta-feira, no período da manhã ou da tarde, nos quatro Centros Culturais da prefeitura de Ribeirão Preto.
Projeto pedagógico
Durante a realização das oficinas, os alunos serão acompanhados por uma equipe profissional, onde receberão conhecimento teórico/prático da arte específica da oficina escolhida. Como conclusão de curso, os alunos farão uma apresentação no palco do Teatro Municipal de Ribeirão Preto, quando receberão o certificado de conclusão de curso livre.
Cidadania
De acordo com Emerson Iossi, presidente do Instituto Biotropica, o Projeto Saci Pererê Cultural, selecionado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (ProAC), tem uma iniciativa transformadora, inclusiva e visa resgatar e fortalecer a cidadania ao oferecer formação cultural de qualidade.
O projeto do Saci Pererê pretende estimular a sensibilidade artística de cada aluno, ao fomentar o seu envolvimento com as manifestações artístico-culturais na música, na dança e nas artes, tendo como resultado o domínio das habilidades técnicas, que os qualifica no caminho da arte-educação como elemento fundamental no desenvolvimento humano.
O programa, com o apoio da prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, ao mesmo tempo em que oferece conhecimento cultural, dará o suporte, orientação e o encaminhamento necessário para a reinserção escolar desses alunos, a fim de garantir os seus direitos à educação, com a oportunidade de seguir o caminho das artes.