O Instituto Butantan encerrou no domingo, 5 de abril, a campanha de reforço da vacinação contra a covid-19 para moradores da região cinza de Serrana, que receberam a segunda dose da Coronavac. Está já é a terceira etapa do “Projeto S”, inédito estudo clínico que acontece na cidade. A ordem de vacinação dos grupos é a mesma do ciclo anterior (verde, amarelo, cinza e azul).
Segundo o Butantan, foram vacinados 5.575 voluntários da região cinza, 91,9% de todos os voluntários deste cluster que receberam a primeira dose. No total, somando o público das áreas verde, amarela e cinza, 18.535 foram imunizadas com a dose de reforço, 66% da população coberta na etapa inicial, de aproximadamente 27.700 serranenses. Outros 12,9 mil receberam a dose de reforço pelos grupos verde e amarelo.
Todos os voluntários foram imunizados com a Coronavac, vacina desenvolvida no Brasil pelo Instituto Butantan em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac. Na primeira fase, 27.619 pessoas foram contempladas – em 20 dias foram imunizados moradores das regiões verde (6.763 vacinados), amarela (6.478), cinza (6.049) e da azul (8.329).
Os 18.535 imunizados com a segunda dose representam 40,6% da população de Serrana, estimada em 45.644 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já as 27.619 pessoas vacinadas na primeira fase somam 60,5%.
O público-alvo é formado por serranenses adultos – acima de 18 anos. A meta inicial era imunizar 28.380 moradores. As informações são alteradas diariamente pelo Butantan, por isso os dados, às vezes, não batem com os números divulgadas anteriormente.
Os habitantes devem ser imunizados na data correspondente ao grupo em que receberam a primeira dose, mesmo que não seja o inicial de seu cadastro. É importante lembrar que os voluntários também devem se vacinar na mesma escola em que receberam a primeira dose do imunizante. São oito pontos de vacinação.
A pesquisa clínica é inédita no mundo e prevê a vacinação em massa de uma comunidade. A imunização das pessoas do cluster azul cinza terá início nesta quarta-feira, 7 de abril, e segue até domingo, dia 11, das 14 horas às 20h30 de quarta a sexta-feira (9) e das oito horas às 15h30 no sábado (10) e no último dia (11).
A população da região verde recebeu a primeira dose entre os dias 17 e 21 de fevereiro, a da amarela entre 24 e 28 de fevereiro e a da cinza, de 3 a 7 de março. As pessoas que moram na região azul receberam a primeira dose da Coronavac entre 10 e 14 de março.
Segundo Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, foram separadas 66 mil doses da Coronavac para esta pesquisa. Apenas moradores da cidade podem participar. A estimativa é a de que entre o final de maio e junho (13 semanas) já seja possível obter as respostas necessárias para conhecer os efeitos da imunização em massa.